quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Democrata do Wisconsin eleita primeira senadora gay dos EUA



 


  A deputada estadual democrata Tammy Baldwin, do Estado do Wisconsin (nascida em Madison em 11 de fevereiro de 1962) , fez história na terça-feira  6 de novembro ao se tornar a primeira homossexual assumida eleita para o Senado dos Estados Unidos, derrotando o ex-governador republicano Tommy Thompson.

  Daqui por diante, traduzi  artigo publicado no jornal francês PARIS MATCH

 *******************

 A eleição presidencial de 2008 entrou para a História dos Estados Unidos por ter colocado um presidente afro-americano à frente da maior potência mundial.

A de 2012 ficará,da mesma forma,marcada pelo fato de uma mulher abertamente homossexual ter conseguido um lugar na mais alta Câmara do país.
A democrata Tammy Baldwin,muito engajada na defesa dos direitos humanos e voz dos que não podem se fazer ouvir,conseguiu uma vitória substancial.
 "Estou consciente do que representa ser  por ser a primeira mulher senadora de Wisconsim.E  estou também consciente que ali serei a primeira pessoa abertamente gay.Mas....não me apresentei para concorrer para fazer História,mas para fazer a diferença!",disse Tammy em seu discurso de agradecimento após a vitória de 6 de novembro.
  **
Desde os primeiros passos na política, Tammy  marcou seu território.
Já em 1992, foi a primeira homossexual eleita para a Assembléia de Wisconsin,um posto que ocupou até 1998.
Neste mesmo ano,tornou-se a primeira mulher do estado do Meio-Oeste a ser eleita para a Câmara dos Representantes e a primeira personalidade política  que assumiu sua orientação sexual  e obteve uma cadeira naquela Casa. 
Tammy Baldwin diz que essas revoluções sociais passaram desapercebidas  porque  a orientação sexual dos candidadtos jamais era abordada.   «Com certeza as coisas mudaram,mas se trata de uma eleicão referente à Economia e que luta por vocês, explicou em entrevista  ao Chicago Tribune duas semanas antes da eleição de 6/11.  


Juliane Appling,presidente da "Wisconsin Family Action", organização que ajuda famílias carentes no estado americano, pensa  que  "assumir a orientacão sexual não é coisa para se falar  com todo mundo"

Casamento gay
 Foi na função parlamentar em 1993 que Tammy assumiu abertamente as posições referentes aos direitos dos gays,lamentando as consequências da lei "Don't ask- don't tell" e decepcionada com a abordagem desta questão pelo governo do então presidente Bill Clinton.
 A lei,em vigor no exército americano,impedia o militar homossexual de tornar pública sua orientação sexual sob pena de perder o posto.
"A medida, enquanto  atitude política é pragmática,mas trata-se de uma abertura para o sactarismoA situação mostra o quanto devemos fazer esforços para erradicar os preconceitos homofóbicos irracionais" ,declarou a agora nova senadora ao Milwaukke Journal em 20 de julho de 1993.
Em 1994, Tammy Baldwin propôs a legalizacão do casamento gay em entrevista ao mesmo jornal :" O objetivo dessa lei é permitir  que os cidadãos gays e lésbicas obtenham os mesmos direitos e responsabilidades dos heterossexuais"
Direitos das mulheres
 Ao mesmo tempo, Tammy é engajada na defesa dos direitos das mulheres, ainda muito escassos, segundo ela.

Também milita pela paridade nos salários entre homens e mulheres, apoiando os  movimentos de igualdade  Equal Pay Act  e  LedBetter Fair Pay Act.  Luta por maior proteção judiciária para mulheres que sofram violência sexual e doméstica e,para este caso, apoiou o Violence Against Women Act, que abre às vítimas os tribunais federais.

A lei permite às vítimas de violência sexual receber fundos de diversas associações e programas criados para estas situações.
Uma luta que ela leva adiante até hoje,pensando na avó que a criou e que viveu numa eepoca em que as mulheres não tinham praticamente direitos.

«Minha avó nasceu em 1906 antes que as mulheres tivessem o direito de votar e viveu para ver sua neta eleita para a Camara dos Representantes. 
Sei que ela teria orgulho de mim hoje" disse ao auditório que a saudava no discurso de agradecimento do dia 6 de novembro.

*********

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A "politica do filho único " na China

     "Sub-produtos " da  lei que vigorou entre 1979 e 2015,   "Na China, a homossexualidade deixou de ser considerada como um...