sábado, 19 de outubro de 2013

O filme "Serra Pelada" e as "Marias" do garimpo


  

Em cartaz nos cinemas  a partir de ontem, sexta-feira 18 de outubro,  SERRA PELADA  conta a história de dois amigos de infância  que saíram de São Paulo  e partiram  para o garimpo em busca de riqueza. 
O  diretor  do filme é Heitor Dhalia, coautor do roteiro com Vera Egito e os atores principais são Juliano Cazarré, Júlio Andrade - que vivem os protagonistas, Juliano e Joaquim -, Wagner Moura e Matheus Nachtergaele".



trailer oficial

http://www.youtube.com/watch?v=4QSZDnf9u6M

 Serra Pelada, antiga mina a céu aberto , situava-se perto de Marabá, estado do Pará.
Hoje,o local-distrito do município de Curinópolis com cerca de 7.300 habitantes,a maioria antigos mineradores que resolveram  ali permanecer-, é um lago com 100 metros de profundidade.   
Há  pesquisas indicando que  existem no local cerca de 350 toneladas de metais preciosos, entre ouro, platina e paládio.

No auge das atividades, no início da década de 80,cerca de 50 mil garimpeiros carregando sacos de 50 quilos, subiam e desciam os barrancos na hipotética esperança da riqueza cerca de 60 vezes por dia.

Entre 1980 a 1982, Serra Pelada produziu 40 toneladas de ouro. Chegou a ter 80 mil habitantes.

Sebastião Salgado,fotógrafo brasileiro radicado em Paris e inernacionalmente reverenciado, documentou Serra Pelada  na década de 1980 e sua visão da maior concentração de trabalhadores manuais desde a construção das Pirâmides do Egito  continua provocando impacto..


As Marias


 Durante a ditadura militar,o interventor federal que chegou à Serra Pelada em maio de 1980: Sebastião Rodrigues de Moura,  major Curió, amigo do general presidente da hora João Baptista Figueiredo. proibiu armas bebidas, jogos e mulheres no garimpo.


As "Marias" eram os homossexuais e travestis que "substituiam" as prostitutas   na vila dos garimpeiros.Bem aceitas,com a chegada da Aids, 60 delas foram expulsas do local.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...