"Boogie-woogie e rhythm & blues misturados são a receita original do rock and roll."
************************
Little Richard, figura emblemática, era doce e selvagem ao mesmo tempo.
No início dos anos 50, tinha comportamento exagerado em cena e transgressor na vida.
Cantava um mix de gospel com r&b e se autodenominava “arquiteto do rock’n roll”.
Em pé diante do piano nos anos 50 e ,depois, sentado para ter mais conforto devido a seqüelas de um acidente automobilístico, cada vez mais hype, acaba de nos deixar hoje.
Tutti Frutti" (1955), com a onomatopéica citação inicial: “A-wop-bom-aloo-mop-a-lop-bam-boom” continuava sendo seu cartão de visitas e marca registrada.
O bicho pegou em 1957, no auge do sucesso, quando não deu conta de censura religiosa à orientação homossexual, ao topete gomalinado, maquiagem explícita e bigode super fininho.
Durante uma temporada australiana, jogou seus anéis e colares na baía de Sidney abandonando tudo para voltar a dedicar-se à Igreja Mormon.
Já li algumas interpretações psicanalíticas para o gesto, mas deve ter sido um delay entre o sucesso em tempo recorde e a pressão da vida real sufocante.
Além da agenda lotada, emplacara vários sucessos seguidos ( “Rip It Up,” “Slippin and Slidin”, “Lucille,” “Jenny Jenny” e “Keep a Knockin’) e aparecera em filmes temáticos como Don’t Knock the Rock e The Girl Can’t Help It ( 1956).
Em 1962, passado o impulso, voltou aos palcos em uma turnê inglesa, abrindo shows dos Beatles e do Rolling Stones.
Passou a fazer comerciais de TV, aparições em em shows infantis - (The Muppets) e músicas para a criançada( Itsy Bitsy Spider"), participou de duetos com Bono e Elton John.
A banda “ The Upsetters”, que o acompanhou, foi definida por James Brown como sendo a criadora do funk com a batida do rock.
Em 1990, definiu, numa entrevista, que boogie-woogie e rhythm & blues misturados são a receita original do rock and roll.
Tutti Frutti
Richard Wayne Penniman, o Little Richard nasceu no dia 5 de Dezembro de 1932 em Macon, Georgia, Estados Unidos.
Veio ao mundo quando o swing e as bandas de negros dos anos pós Grande Depressão, lideradas por Duke Ellington, Fletcher Handersen e Benny Goodman tiravam as pessoas da meditação romântica ao som de musica suave para conduzi-las a um mundo com mais animação, dança e balanço.
Terceiro de 12 filhos de um casal mórmon, cantava no coro da igreja local, sempre mostrando grande senso de humor e espírito transgressor.
Em 1951, aos 18 anos, venceu um concurso de calouros cujo prêmio era um contrato na RCA para 4 faixas num disco de jovens que despontavam para o sucesso.
Começou a ter aulas de piano para fazer bonito na gravação mas em 1952, com o assassinato do pai, teve que voltar a Macon para ajudar a família. Retomou ao emprego de lavador de pratos numa cafeteria da estação rodoviária.
Foi o momento do encontro com Bill Wright, cantor de blues de Nova Orleáns.
Uma osmose imediata aconteceu entre os dois e não se deixaram mais.
Em 1955, mandou uma fita demo para a. Specialty Records, uma gravadora de Los Angeles.
Seis meses depois, recebeu um telefonema e um convite para gravar nos célebres estúdios J&M.
Durante uma pausa da gravação, Little Richard e o produtor Robert “Bumps” Blackwell foram fazer um lanche no Dew Drop Inn, ao lado do estúdio.
Ali havia um piano e Little Richard tocou algumas notas e,em seguida “baixou” um Jerry Lee Lewis nele: tocou com os punhos, deu pequenos pontapés com suas botinas e começou a cantar Tutti Frutti como um pirado.
Troca a letra da musica: em lugar de « Tutti Frutti, good booty », Richard cantou « Tutti Frutti, aw rootie » e acrescentou “A-wop-bop-a-loo-bop-a-lop-bam-boom”. Blackwell, siderado, voltou ao estúdio, gravou a melodia e pronto : o rock’n’roll tinha nascido!
Parece cena de filme, mas não é. Os clientes do bar deliraram, dançaram junto e aplaudiram.
Na gíria americana da época ,“Tutti Frutti’ significava bicha louca.
Linha do tempo
Do inícioda carreira aos nossos dias, Litlle Richard oscilou entre o que a formação religiosa severa achava que deveria fazer e o que seu coração mandava que fizesse.
Finalmente, encontrou um ponto de equilíbrio, seguindo a linha do destino que há muito estava traçada:
14/1/1956: “Tutti-Frutti cruza a fronteira do R7B e Elvis Presley grava o sucesso
01/4/1956: Sai “Long Tall Sally” : seis semanas liderando as paradas de sucesso .
30/6/1956: mais dois tiros na mosca:“Slippin’ and Slidin’ (Peepin’ e Hidin’)
01/10/1957: No 5º dia de uma turnê de duas semanas, acontece o episódio do lançamento das bijuterias na baía de Sidney e, em seguida, Little Richard entra no Oakwood Theological College em Huntsville, Alabama.para se aprofundar na religião.
Março 1964: Os Beatles gravam Tutti Frutti e Jimi Hendrix convida o retirado roqueiro para acompanha-lo numa turnê em Nova York, no Theresa Hotel.
A seguir, voltando a tomar gosto pelo palco, Little Richard grava com King Curtis, Joey Dee and the Starlighters e Isley Brothers.
Em 1967, sai o primeiro álbum dez anos após ter liderado paradas de sucesso.Trabalha com Chuck Berry, Fats Domino, Jerry Lee Lewis, Gene Vincent, Bo Diddley e a Plastic Ono Band, de John Lennon.
Janeiro, 1970: Little Richard , ou melhor, Richard Wayne Penniman, termina sua Faculdade de Teologia e se torna um Ministro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A partir daí, os tempos se tornam tumultuados. Caixeiro viajante vendedor de Bíblias e pregador itinerante, envolve-se com drogas e álcool.
1986: Little Richard entra para o Rock and Roll Hall of Fame, após sofrer grave acidente automobilístico.
Fevereiro,1993:Recebe prêmio pelo conjunto da obra, na 35ª edição do Grammy .
Entre as milhares de mensagens encontradas nos seus sites, selecionei esta abaixo.*
Fanzíssima do moço, fiquei encantada porque sei "de cadeira" que sentir dor 24 horas por dia e ser gentil não é para qualquer um.
O câncer ósseo levou nosso Little Richard em 9/5/2010.
**************
* ‘Querido Mr. Penniman, sou comissária de bordo da Delta e estava no vôo de Atlanta a Nashville no dia seguinte ao Thanksgiven
Eu percebi que alegria é estar a seu lado!.Você é uma pessoa calorosa que irradia gentileza.
Apesar do desconforto físico que estava sentindo (dores fortes na coluna) você foi absolutamente aberto a todos que vinham à sua cadeira cumprimentá-lo. Desejo melhoras e
Deus o abençoe
Sua fiel admiradora.
Atlanta,26/11/2007”
**********************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário