segunda-feira, 10 de junho de 2013

CLÉMENT MÉRIC,18 ANOS, ASSASSINADO POR DEFENDER SUAS IDÉIAS



Morte de jovem militante francês agredido por skinheads provoca comoçao e protestos na Europa





 

 

 Clément,para sempre na nossa lembrança,para sempre em nossos corações






"Esteban, um skinhead espanhol de 20 anos,  é o principal suspeito de ser o autor dos socos que mataram Clément Méric.
Esteban e quatro outros skinheads que estavam detidos para averiguação desde quinta-feira foram ouvidos no sábado, dia 8/6  pelo juiz encarregado do caso. Eles reconheceram que são  “simpatizantes do movimento ultranacionalista Terceira Via”.
A promotoria pediu a detenção provisória de 4 skinheds, indiciados por “violência voluntária.A única mulher do grupo, Kátia, será indiciada por cumplicidade".

(Agência France Press)
******

 Em Paris,num confronto de rua sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo-na quarta-feira passada 5 de junho-Clément Méric, 18 anos, estudante de Ciências Políticas e militante de  esquerda, foi agredido nas proximidades da Gare Saint Lazare por skinheads da mais dura facção  da extrema direita francesa.


Um certeiro golpe de "soco inglês" o deixou imediatamente em morte cerebral.


Clément morreu na tarde do dia seguinte, 6 de junho.
O incidente provocou profunda comoção no seio dos partidos políticos, dos sindicatos e na população.

Como um rastilho de pólvora,estão acontecendo em todo o país  e na Europa movimentos de apoio `a causa LGBT  e homenagens ao jovem .


Baptiste Bauza,líder da esquerda e coordenador departamental  (os departamentos correspondem mais ou menos aos nossos estados) declarou em Rouen:


"É grave. Hoje vivemos um estágio de violência que pode ser percebido na agressão que sofreu este rapaz.Há anos a gente vem informando e alertando sobre esses grupos  que disseminam o ódio.
Nesta cidade, especialmente,os grupos de extrema direita são muito ativos e treinados para o combate. 

As manifestações contra o casamento de pessoas do mesmo sexo abriram a porta para a radicalidade,colocando os franceses uns contra os outros"  

*****

Clément Méric era militante contra o facismo e a violência e foi  assassinado por defender suas opiniões e idéias.

O que mais me choca é que a França, terra da liberdade-igualdade-fraternidade  foi,durante muito tempo,refúgio para perseguidos de todos os matizes e inspiração para movimentos  que mudaram para sempre alguns parâmetros sociais.

**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pabllo Vittar

 Rainha das drags: na edição de ontem, o jornal NewYork Times decretou Pabllo herdeira da coroa de RuPaul   "Transsexualidade,  termo u...