(1923-2004)
Retrato em branco e preto
Retrato em branco e preto
A ganância da ex-nora para abocanhar alguns milhões de dólares num processo de divórcio mostrou uma pequena nesga secreta da vida íntima do grande Richard Avedon: ele gostava de jovens rapazes, embora tenha se casado duas vezes.
Caroline Kennedy |
Transformou a fotografia de moda em obra de arte, procurando encontrar a essência espiritual de seus modelos. Uma evidência explicitada nas magníficas fotos de Buster Keaton, Gloria Vanderbilt, Pablo Picasso, Frank Lloyd Wright, Brigitte Bardot, Jacques Cousteau, Andy Warhol, Charles Chaplin, Ezra Pound, Allen Ginsberg, Audrey Hepburn e Rudolf Nureyev (cujo nu deixava à vista seu inacreditável, digamos, potencial)
Portfólio Eclético
Richard Avedon nasceu em 15/5/1923, em Nova York.
O pai era proprietário de uma loja de roupas femininas e a mãe fotógrafa amadora, colecionava revistas de moda. Estudou filosofia na Universidade de Colúmbia.
Morreu em 1/10/2004 em San Antonio, Texas, vitimado por uma hemorragia cerebral.
Seu eclético portfolio vai das fotos de moda aos órfãos de Danang, durante a Guerra do Vietnã, passando pelos estudos de Marilyn Monroe ,Brigitte Bardot e Sophia Loren e fotos de doentes mentais, no Lousiana State Hospital.
Método pessoal
Foi durante o serviço militar, fotografando para a marinha mercante americana, em 1942, que descobriu a vocação. Em 1944, de volta à vida civil, ingressou na New School for Social Research, em NY para aprofundar seus conhecimentos artísticos.
A loja de departamentos Bonwitt Telle cedeu algumas roupas para que Avedon fizesse suas primeiras fotos de moda.
Em 1945, enviou seus trabalhos para Alexy .Brodovitch,diretor de arte da Harper´s Bazaar, que, entusiasmada com pioneirismo do jovem, tornou-se seu mentor.
Assim, Avedon passou a clicar celebridades e moda para a Revista, inaugurando uma forma muito pessoal de trabalhar.
O contato com o modelo quase se convertia em caso de amor platônico - o resultado era um retrato psicológico minimalista e monocromático. Pedia a seus modelos que se movimentassem, o que dava um efeito original e dramático.
No final dos anos 50, começou a fotografar também em estúdio.
Ali foram realizadas algumas fotos de moda que se tornaram clássicas.
Estendeu sua colaboração à revista Vogue e, criando sua própria “escola”, tornou-se um dos precursores da arte fotográfica moderna.
O Andy Warhol da Fotografia
Usava uma lente grande angular, escolhia ângulos incomuns e cenários fora do padrão, como circos, zoológicos e a plataforma de foguetes da NASA.
En 1957, sua vida inspirou o roteiro do filme "Funny Face", con Fred Astaire e Audrey Hepburn.
Onipresença
Produziu um livro em parceria com Truman Capote: “Observações”.
Fez ensaio sobre meninos de rua, na Itália, ao mesmo tempo em que fotografou as vítimas do napalm, na Guerra do Vietnã. Em 1989, estava no local par registrar a queda do Muro de Berlim.
Em 1992, perto dos 70 anos, foi contratado como fotógrafo da revista 'New Yorker'.
Eis o comentário do jornal "USA Today" a respeito da contratação de Avedon: "Ter Avedon como fotógrafo contratado era como chamar Michelangelo para pintar uma casa.”
Eis o comentário do jornal "USA Today" a respeito da contratação de Avedon: "Ter Avedon como fotógrafo contratado era como chamar Michelangelo para pintar uma casa.”
A útima exposição de seus trabalhos - “Richard Avedon, Retratos”- foi em 2002, mais uma vez no Met novaiorquino.
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