sábado, 9 de março de 2013

Michelangelo e a escolha do novo Papa



Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese,província de Florença, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564) 



Michelangelo, que era homossexual,viveu até a extraordinária idade de 89 anos em pleno século 16 e trabalhou até os seus últimos dias deixando imenso legado :esculturas.pinturas, desenho e obras na arquitetura. 

   



Capela Sistina
É sob os afrescos do teto da Capela Sistina dentro da ala de museus do Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano  que acontecerá a escolha  do novo Papa.
O piso será elevado e ali colocadas mesas e cadeiras que abrigarão os cardeais.
Os fornos para queimar os votos e a cheminé-  com a  "fumaça branca"para anunciar o eleito-  foram instalados e, nesta quarta-feira dia 13/3, estão previstos outros escrutínios. Já foram duas as fumaças pretas.


****
A Capela Sistina, que demorou quatro anos para ficar pronta-  e o David de mármore branco de 5.17 metros de altura,encomendado como símbolo da república florentina,estão entre as maiores obras da Renascença Italiana e seu autor é considerado o mais famoso artista que jamais existiu.  

*******
O texto a seguir é do site www.suapesquisa.com :

 
Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. 
Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio encaminhou-o para a cidade de Florença, para aprender com Lorenzo de Médici. 

Na Escola de Lorenzo de Medici, Michelangelo permaneceu por 2 anos (1490 a 1492). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural.
Foi morar em 1492 na cidade italiana de Bolonha, logo após a morte de Lorenzo. Ficou nesta cidade por 4 anos, já que em 1496 recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. 

San Giorgio tinha ficado admirado com a escultura em mármore Cupido, que havia comprado do artista. Nesta época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco. Ao retornar para a cidade de Florença, em 1501, cria duas outras obras importantes: Davi  e a pintura a Sagrada Família.
No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas. Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina do Vaticano sendo por isso patrocinado por Leão X 

Neste período também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença.
Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano.
Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, a.

Relação das principais obras de Michelangelo:
- Afrescos do teto da Capela Sistina
- A criação de Adão
- Julgamento Final
- Martírio de São Pedro
- Conversão de São Paulo
- Cúpula da Basílica de São Pedro
- Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá
- Retratos da família Médici
- Livro de poesias: Coletânea de Rimas
- A Madona dos degraus (relevo)
 
 

********************


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...