Susan,na foto acima com "olhos de ressaca",como a Capitu de Machado de Assis, era uma mulher vivaz, inteligente e culta, grande leitora,interlocutora brilhante e colecionadora de livros com interesses variados.
*********
Susan Huntington Gilbert nasceu em 19 de dezembro de 1830, em Deerfield, Massachusetts, a caçula de sete filhos de Thomas e Harriet Arms Gilbert.
Após a morte da mãe, em 1835, ela e os irmãs foram criadas s Genebra, Nova York, pela tia Sophia van Vranken.
Aos dezesseis anos, visitou Amherst, onde residia a irmã mais velha, e frequentou a Amherst Academy durante o verão de 1847.
Depois, estudou na Utica Female Academy em Nova York até 1848 ,voltou para Amherst pelo resto de sua vida.
Susan tornou-se amiga íntima de Emily Dickinson em 1850. Sua correspondência, interrompida por períodos de aparente distanciamento, durou até a morte da poeta em 1886.
Susan, ela própria uma escritora, era a mais familiar de todos os membros da família com a poesia de Dickinson, tendo recebido e inspirado mais de 250 poemas dela ao longo dos anos.
Em 1850, Susan e Austin Dickinson, irmão da poeta, começaram a namorar, anunciaram o noivado no Dia de Ação de Graças em 1853 ,e se casaram três anos depois, em 1º de julho de 1856.
Na casa recém-construída, Susan gostava de receber amigos e figuras literárias . Nos primeiros anos do casamento, Emily Dickinson costumava visitar irmão e cunhada- que tiveram três filhos: Edward ,Martha e Thomas Gilbert.
Depois de um tempo, o casamento de Austin e Susan se deteriorou gradualmente e, no outono de 1882, Austin iniciou um caso de treze anos com Mabel Loomis Todd, que causou grande amargura na família.
No outono de 1883, Thomas Gilbert , o Gib, de oito anos, amado por toda a família, morreu de febre tifóide. A morte da criança paralisou ambas as casas, deixando Susan desolada e Emily doente por semanas.
Em seus últimos dias, Emily Dickinson escreveu a Susan: “Com exceção de Shakespeare, você me contou mais conhecimento do que qualquer outra pessoa viva. Dizer isso sinceramente é um elogio estranho”
A amizade de Susan ajudou a expandir os horizontes da poetisa, e o compartilhamento de livros e idéias foi vital em sua vida intelectual.
Susan escreveu o notável obituário de Emily e a irmã Lavinia pediu-lhe que editasse os poemas para publicação.
Muito impaciente com o lento ritmo de Susan, transferiu os poemas para as mãos de Mabel Loomis Todd, a "outra" , a rival.que publicou três volumes durante a década de 1890
No final da vida, Susan viajou pela Europa várias vezes antes de morrer de doença cardíaca em 12 de maio de 1913.
******
Nenhum comentário:
Postar um comentário