sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

JOHN CAGE



"Um dos mais controversos e influentes compositores do séc. XX, é considerado o pai da corrente musical inspirada na filosofia budista Zen, que rejeita os princípios convencionais da criação, em favor de uma abordagem radical baseada na improvisação e na construção aleatória de sons".

*******************




John Milton Cage Jr ,compositor, filósofo,poeta,músico,artista plástico,pioneiro da música eletrônica e do uso não convencional dos instrumentos musicais,nasceu em  5 de setembro de 1912,em  Los Angeles. 

Abandonou um curso de arquitetura para  estudar  composição com Henry Powell, Adolph Weiss e Arnold Schoenberg.   
Com pedaços de madeira,borracha e metal, tirou novos sons do piano   (Bacchanale, 1938, Concerto para Piano e Orquestra de Câmara, 1951). 
E acrescentava em suas peças ruídos do  cotidianos e efeitos eletrônicos. Cage  usava o silêncio para captar sons ambientes, que mudavam a cada apresentação de sua famosa 4’33, de 1952,três movimentos  sem nenhuma nota emitida pelos instrumentos,durando os quatro minutos e trinta e três segundos sugeridos no título e marcados num relógio, parte integrante da obra.

*******

 E, a partir daqui, compartilho as informações do site português INFOPEDIA

"Nos anos 30 deu início a duas das suas dedicações para toda a vida: as companhias de dança e a composição para grupos de percussão. Durante esta década compôs Imaginary Landscape No. 1, uma das suas mais conhecidas obras.

Constructions (1939, 1940, 1941) foram três trabalhos para percussão, em que são utilizados objetos como latas de metal ou peças de automóvel.

Em 1938, inovou ao colocar vários objetos como parafusos e borrachas entre as cordas do piano para modificar os sons do instrumento e assim sugerir uma orquestra de percussão. Este artifício ficou patente em trabalhos como Amores (1943) e Sonatas And Interludes (1948).

Outros trabalhos na década de 40 incluíram Imaginary Landscape No. 2 (1941) e The Perilous Night  (1944), que foi composta para a companhia de dança do coreógrafo Merce Cunningham. Muitas das suas obras nos anos 40 foram compostas para acompanhamento de dança. 
 objetivo passava por produzir música e dança separadamente, sem conhecimento mútuo, até se juntarem no espetáculo. Esta ideia foi desenvolvida na apresentação simultânea das obras Aria e Fontana Mix (as duas de 1958).

Em 1949 foi-lhe atribuído um prémio pela Academia Nacional de Artes e Letras.
Em finais dos anos 40 sofreu a influência da filosofia budista Zen. Reduziu a importância musical do compositor, preferindo buscar a música no meio ambiente. Utilizou o silêncio como elemento musical.
Em Music Of Changes (1951) para piano, combinações de notas ocorrem numa sequência determinada pelo som de moedas agitadas, de acordo com o livro chinês Book Of Changes, Yijing.

Os seus trabalhos influenciaram um grupo de compositores de Darmstdt (onde Cage ensinou na década de 50), incluindo Karkheinz Stockhausen, e as técnicas aleatórias de Lutoslawski. Por sua vez, Cage ganhou o interesse pela música eletrónica - patente em Williams Mix (1952), Fontana Mix (1958), e Cartridge Music (1960) -, e em partituras gráficas, nas quais a notação musical convencional é substituída por símbolos especialmente elaborados - tal como em Music For Carillon no. 1 (1952) - ou por imagens preexistentes - como em Renga (1976), onde são utilizados desenhos de Henry David Thoreau.

Nos últimos cinco anos de vida, Cage compôs mais de 60 obras, cujos títulos refletem o número de excutantes envolvidos., tal como em Four, para quarteto de cordas (1989), Twenty-Six, para 26 violinos (1992), e 108, para uma grande orquestra (1991).

Os seus livros, compostos de conferências e contos, assumem por vezes os princípios de construção aleatória da sua música, destacando-se Silence (1961), A Year From Monday (1967), Empty Words (1979), e X (1983).

Em 1968 foi eleito para o Instituto da Academia Americana e para o Instituto de Artes e Letras. Em 1986 recebeu o Doutoramento Honorário em Artes pelo Instituto das Artes da Califórnia."

Faleceu em Nova Iorque, a 12 de agosto de 1992

**************************************

Muitas vezes o silêncio é ensurdecedor.

Quatro minutos e trinta e três segundos (1952)
propostos por JOHN CAGE
clique aqui:

 www.youtube.com/watch?v=JTEFKFiXSx4

 
*********

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ISADORA DUNCAN E ELEONORA DUSE.- A amizade virou amor

  Famosas, aclamadas, deusas para seus admiradores, Isadora Duncan - a criadora do ballet moderno e Eleonora Duse - considerada em sua época...