Susan e o pai em Budapeste (2010) |
O livro, a partir de depoimentos de Stéfie, relata a dramática mudança,uma verdadeira libertação, ocorrida no final da vida.
Imperdível e aguardamos uma tradução em português para que esta história extraordinária seja melhor difundida.
******
Traduzi e adaptei a resenha publicada pela Macmillan Publishers :
"No verão de 2004, me propus a investigar alguém que eu mal conhecia :meu pai. O projeto começou com uma queixa, a queixa de uma filha cujo pai tinha fugido de sua vida.
Eu estava esperando encontrar o trapaceiro astuto que tinha pulado para fora de tantas coisas - obrigação, afeto, culpabilidade. Preparava uma acusação, acumulando provas para um julgamento. Mas,num certo momento, a promotora se tornou testemunha".
Quando a escritora e feminista soube que seu pai de 76 anos afastado da família vivia na Hungria depois de se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo,percebeu que a investigação iria se transformar em algo pessoal e urgente.
Como foi encontrar este novo pai que identificou como "uma mulher completa agora" em oposição à figura silenciosa, explosiva, e violenta que ela tinha conhecido ?
Susan foi buscar explicações esse mistério no âmago de sua infância e nas muitas personalidades anteriores do pai: um cidaão americano, alpinista e o aventureiro que viveu no interior da Amazônia, fugitivo do Holocausto em Budapeste.
Quando viajou para a Hungria para se reunir ao pai, caiu em um labirinto de histórias sombrias.
****
A luta de Susan Faludi para enfrentar a metamorfose a levou a percorrer todas as fronteiras : histórica, política, religiosa, sexual -e a deixou face a face com a questão da premência que a idade traz: A identidade sexual é algo que você escolhe ou é algo de que não pode escapar?"
*****
Nenhum comentário:
Postar um comentário