domingo, 14 de janeiro de 2024

Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares,símbolo da resistência negra

Em matéria publicada em 2015,encontrei 11.705 pessoas assim registradas em cartórios no Brasil.
Dandara, nome de origem africana, é especialmente presente em culturas afro-brasileiras. 
O significado exato pode variar, mas geralmente é associado a características como "poderosa", "guerreira" e "aquela que luta"
Dandara representa a força e a resistência das mulheres negras na história,nos ensina a Wikipedia.

CONTINUA








 QUILOMBO DOS PALMARES
 

Segundo o IPHAN. quilombo é toda a habitação de negros fugidos, que passem de cinco, em parte despovoada, ainda que não tenham ranchos levantados e nem se achem pilões nele”.

Palmares foi o quilombo mais famoso do Brasil, estabelecido no final do século XVI na capitania nordestina de Alagoas. 

Era composto por vários mocambos (comunidades do tamanho de aldeias) unidos para formar um reino africano. 
Alguns habitantes de Palmares,  os quilombolas nasceram no Brasil, enquanto outros vieram da África, especialmente de Angola.

Palmares tornou se  autossuficiente ao diversificar a produção agrícola. 

A  autossuficiência foi encarada  como uma ameaça ao sistema de escravidão no Brasil e as autoridades procuraram  eliminar os quilombolas. O quilombo resistiu aos ataques holandeses e portugueses e sobreviveu por quase um século.

DANDARA DOS PALMARES

Não há certeza sobre local de nascimento de Dandara,mas é certo que não foi a sombra de Zumbi.Com ele teve três filhos: Aristogíton, Harmódio e Motumbo. 
 
Foi uma guerreira negra que  dominava técnicas de capoeira, lutando ombros ombro com homens e mulheres nas muitas batalhas por ataques ao quilombo
Ela  tinha objetivos e  não se enquadrava nos padrões  que são impostos às mulheres, mesmo até hoje, mas cumpria seus deveres de mãe e dona de casa.
Alguns historiadores falam em sexismo.Por ter sido quem foi, não é estudada nas escolas e os movimentos negros e feministas não a focalizam com a frequência que deveriam.

MORTE


Dandara  se opôs a um tratado de paz assinado com o Império Português que libertaria palmarindos presos, em troca pedindo a entrega de todos os escravos que fugissem para o Quilombo dos Palmares
Antes de ser presa pelos portugueses, no dia 6 de fevereiro de 1654, cometeu suicídio, atirando-se de um precipício.
 ************






























6+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...