Sir Cecil Walter Hardy Beaton,fotógrafo célebre dos ícones culturais e realeza no século XX , nasceu em Hampstead , Londres, em 14 de janeiro de 1904.
Foi o filho mais velho do abastado comerciante de madeira Ernest Walter Hardy e de Etty Sissons.
Marilyn Monroe |
Deixou Cambridge sem se formar,em 1921.
Trabalhando como balconista em Londres,começou a construir uma carreira de fotógrafo.
A primeira dessas mostras pessoais, em Londres-1926-teve muito sucesso e assinou um contrato com a versão britânica do magazine Vogue em 1931.Beaton foi colaborador do periódico até 1950.
Também dedica muito tempo aos croquis e desenhos e escreve artigos para Vanity Fair Life et Harper's Bazaar.
Rainha-Mãe Elizabeth |
Uma carreira bem sucedida nos Estados Unidos ampliou o universo de seus clientes. nos Estados Unidos.
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, o trabalhou tomou um aspecto mais sério.Tornou-se o fotógrafo oficial do governo britânico e de diversas organizações militares,como a Royal Air Force.
pilotos da Royal Air Force |
Ilustra diversas reportagens na Europa,no Oriente,no México e,novamente, nos Estados Unidos.
Capturou imagens de Londres devastada por bombardeios alemães.
As fotos desta série estão reunids no livro "Winged escadrons"(algo como Esquadrões alados) ,de1942,que se tornou símbolo do sofrimento dos ingleses durante o conflito.
Princesa Margareth Rose
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Terminada a guerra, Beaton retoma o trabalho-agora focado em figurinos e cenários -para cinema e teatro na Broadway e em Londres e para óperas- como Turandot de Puccini no Metropolitan Opera de Nova York.
Em 1957,recebeu um Tony Award en 1957 pelos figurinos de My Fair Lady e, no ano seguinte,uma indicaçõ aooscar pelos cenários e figurinos do filme Gigi, de Vincent Minnelli.
En 1964, como diretor artístico da versão cinematográfica da peça dirigida por George Cukor,obtém o Oscar de melhor figurino.
Estas honrarias e a grande circulação junto aos membros da Família Real trouxeram,em 1972, o título de Cavaleiro do Império Britânico .
A mudança de rumo na arte de Beaton começou a acontecer nas viagens seguidas pela França, com o companheiro Peter Watson e se deve também àinfluência dos amigos artistas baseados em Paris:Pavel Tchelitchev eChristian Bérard,pintor,ilustrdor e decorador.
Mas a figura dominadora neste período foi Jean Cocteau, que o introduziu a seu círculo.
Vida afetiva
Beaton tornou-se obcecado com Garbo em 1932, durante uma visita a Hollywood, e persistiu em importunando -a por décadas.
Vida afetiva
Beaton era conhecido por seu comportamento feminino - usava batom e pintava as unhas Suas relações com os homens foram, em geral,muito dolorosas a mal resolvidas.
E certos momentos da vida fez, segundo o biógrafo Hugo Vickers " excursões para a heterossexualidade ", possivelmente por medo de perseguição e uma percepção de homofobia .
A mais notável dessas "excursões" ,continua o biógrafo,"foi o seu relacionamento com Greta Garbo,ela mesma provavelmente uma lésbica ou bissexual , mas inclinada às vezes a "excursões semelhantes.
Greta Garbo |
De acordo com relatos de Beaton , a relação foi consumada no final de 1940 , e os rumores de seu casamento iminente ganharam manchetes.
Garbo, emocionalmente distante o rejeitou,seguindo o padrão da maioria de seus relacionamentos homossexuais".
Em 1968,aconteceu uma grande exposição de suas obrasnaNational Portrait Gallery,em Londres
Em 1974, Beaton sofreu uma grande hemorragia cerebral que o deixou parciamente paralisado,mas conseguiu aprender a desenhar e escrever com a mão esquerda.
O estado de saúde ficou muito frágil até a morte em casa, em Salisbury,no dia 18 de janeiro de 1980.
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Mick Jagger-1967 |
Cecil Beaton frequentou vários círculos intelectuais: os existencialistas em torno de Jean-Paul Sartre, artistas como Pablo Picasso,o casal Serge Gainsbourg /Jane Birkin,Truman Capote,Jean Cocteau.
En 2003,os herdeiros autorizaram a publicação de um diário,onde fica bem claro que o fotógrafo teve uma vida gay movimentada e uma paixão não correspondida por Mick Jagger.
Nas últimas páginas,Cecil Beaton assim se refere ao cantor:"Masculino e feminino, bonito e feio,ele ficará para sempre pra mim como a imagem de um amor proibido"
Em 2004,aconteceu nova retrospectiva da obra na mesma National Portrait Gallery
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