Este
texto do blog é dedicado à Clara Gama, minha neta querida, bailarina,
Mestre em Ciência da Dança e ao trabalho que ela desenvolve.
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A parceria no trabalho e na vida.
Merce Cunningham
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“A
dança ficou órfã”,dizia a materia de capa do SEGUNDO CADERNO, por
Suzana Velasco, publicada em “O GLOBO”,no dia seguinte à morte do
coreógrafo.
Verdade.Em menos de um mês, a dança moderna havia perdido Pai e Mãe.
Foram-se Pina Bausch e Merce Cunningham.
A
dança ficou órfã,mas tornou-se herdeira do talento e criatividade dos
dois e, certamente, continuará rica,aumentando o rendimento do capital
artístico,tanto na chegada das novas vocações como na garra dos discípulos dos Mestres.
Merce,
considerado o Einstein da dança,era companheiro em vida e obra, de
John Cage , o Senhor do Silêncio,que revolucionou a música
contemporânea.
Os
dois ,em parceria,criaram trabalhos em que som e dança eram
independentes mas poderiam se apresentar simultaneamente Relacionadas
ou não,as performances aconteciam no mesmo tempo e espaço.Uma verdadeira
revolução estético-auditiva que balançou as estruturas da arte no
século XX.
O primeiro sucesso na nova formatação foi o ballet "The Seasons(As Estações), de 1947
Os
dois fizeram parte de um grande grupo de artistas de vanguarda em Nova
York( nomes como Robert Rauschenberg, Robert Motherwell, Jasper Johns
e Cy Twombly) que mais tarde se chamou "The New York City Ballet” .
Merce Cunningham (1919-2009)
O Einstein da Dança
Em 1939,já influenciado por John Cage,começou a praticar com Martha Graham e, durante quatro anos, ali desenvolveu seu talento vanguardista.
O aluno surpreendeu a mestra com um solo “Totem Ancestor”,música de Cage.
Aí se concretiza a parceria.Viajaram juntos em turnês em que mesclavam coreografia e a música contemporânea.
Aos 28 anos,Cunningham desenvolveu para Cage a coreografia “The Seasons”,abriu a própria escola onde passou a ensinar seu método peculiar.Fundou a Merce Cunningham Dance Company,sempre com Cage.
Apresentou em público as coreografias “SOLO SUITE IN SPACE AND TIME”,” DIME A DANCE”, “UNTITLED SOLO” e “ FRAGMENTS”
Merce e John
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Merce foi um exemplo do que a gente estuda em Semiologia como “corte epistemológico do paradigma”, ao se afastar das coreografias tradicionais de seu tempo que englobavam ,como ensinavam os compêndios, “finalidade, construção e técnica”
Após a primeira turnê mundial, aos 45 anos,seu grupo foi reconhecido oficialmente,como companhia residente na Brooklyn Academy of Music.
Já conhecido como o “Einstein da dança”,criou cerca de 200 coregrafias, com a colaboração de Jasper Johns, Andy Warhol e Robert Rauschenberg.
Aos 50, assumiu a direção da Companhia de Dança Moderna de Nova York.
Existe material disponível em videos na internet,no Youtube e em sites especializados, mostrando como -para Merce- a dança deveria ser um movimento natural.Ele indicava a direção,os tempos e as paradas.
O resto, sem encadeamento, ficava por conta dos bailarinos. Eram os EVENTS : a dança no presente, aqui e agora,
Segundo sua definicão, em cada Event, a dança era um “acompanhamento sonoro que poderia variar da variar da música instrumental à música eletrônica”
Internauta de primeira hora,a partir dos 70 anos começou a usar o computador para desenvolver novas possibilidades na coreografia.
Merce Cunningham abriu novo mundo para jovens coreógrafos e é o criador dasduas tendências da dança moderna americana: NOUVELLE DANSE e o POS MODERN.
Esteve no Brasil já doente, em cadeira de rodas, para dar aulas e preparar novos e privilegiados colegas coreógrafos.
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John Cage (1912-1992)
O Senhor do Silêncio
O nome de John Cage está agregado ao do coreógrafo,como se fossem dois em um.
John Milton Cage Jr ,compositor, filósofo,poeta,músico,artista plástico,pioneiro da música eletrônica e do uso não convencional dos instrumentos musicais,nasceu em 5 de setembro de 2012, em Los Angeles.
Abandonou um curso de arquitetura para estudar com Schoenberg.
E acrescentava em suas peças ruídos do cotidianos e efeitos eletrônicos.
Cage usava o silêncio para captar sons ambientes, que mudavam a cada apresentação de sua famosa 4’33, de 1952,três movimentos sem nenhuma nota emitida pelos instrumentos,durando os quatro minutos e trinta e três segundos sugeridos no título e marcados num relógio, parte integrante da obra
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4'33
https://www.youtube.com/watch?v=JTEFKFiXSx4
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