quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Merce Cunningham & John Cage- Dois em um-literalmente




Este  texto do blog é dedicado à Clara Gama, minha neta querida, bailarina, Mestre em Ciência da Dança e ao trabalho que ela desenvolve. 
**********************************


 A parceria no trabalho e na vida.



Merce Cunningham
“A dança ficou órfã”,dizia a materia de capa do SEGUNDO CADERNO, por Suzana Velasco, publicada em “O GLOBO”,no dia seguinte à morte do coreógrafo.
Verdade.Em menos de um mês, a dança moderna  havia perdido Pai e Mãe.
Foram-se Pina Bausch e Merce Cunningham.

A dança ficou órfã,mas tornou-se  herdeira do talento e criatividade dos dois e, certamente, continuará  rica,aumentando o rendimento do capital artístico,tanto na chegada das novas vocações como na garra dos discípulos dos Mestres.

Merce, considerado o Einstein da dança,era companheiro em vida e obra,   de John Cage , o Senhor do Silêncio,que revolucionou a música contemporânea.
Os dois ,em parceria,criaram trabalhos em que som e dança eram independentes  mas poderiam se apresentar simultaneamente Relacionadas ou não,as performances aconteciam no mesmo tempo e espaço.Uma verdadeira revolução estético-auditiva que balançou as estruturas da arte no século XX.
O primeiro sucesso na nova formatação foi  o ballet "The Seasons(As Estações), de 1947
Os dois fizeram parte de um grande grupo de artistas  de vanguarda em Nova York( nomes como Robert Rauschenberg, Robert Motherwell, Jasper Johns e  Cy Twombly) que mais tarde se chamou "The New York City Ballet” . 

Merce Cunningham (1919-2009)


O Einstein da Dança
 
Mercier Philip Cunningham,nasceu em Centralia, Estado de Washington em 16 de abril de 1919 e aos 12 anos,começou a estudar dança.

 Matriculou-se numa escola de teatro aos 16,para aperfeiçoar as técnicas de palco.

Em 1939,já influenciado por John Cage,começou a praticar com Martha Graham e, durante quatro  anos, ali desenvolveu seu talento vanguardista.
O aluno surpreendeu a mestra com um solo “Totem Ancestor”,música de Cage.
Aí se concretiza a parceria.Viajaram juntos em turnês em que mesclavam coreografia e a música contemporânea.

Aos 28 anos,Cunningham desenvolveu para Cage a coreografia “The Seasons”,abriu a própria escola onde passou a ensinar seu método peculiar.Fundou a  Merce Cunningham Dance Company,sempre com Cage.
Apresentou em público as coreografias “SOLO SUITE IN SPACE AND TIME”,” DIME A DANCE”, “UNTITLED SOLO”  e “ FRAGMENTS”
 Merce e John

Merce foi um exemplo do que a gente estuda em Semiologia como “corte epistemológico do paradigma”, ao se afastar das coreografias tradicionais de seu tempo que englobavam ,como ensinavam os compêndios, “finalidade, construção e técnica”

Após a primeira turnê mundial, aos 45 anos,seu grupo  foi reconhecido oficialmente,como companhia residente na Brooklyn Academy of Music.

Já conhecido como o “Einstein da dança”,criou cerca de 200 coregrafias, com a colaboração de Jasper Johns, Andy Warhol e Robert Rauschenberg. 

Aos 50, assumiu a direção da Companhia de Dança Moderna de Nova York.

Existe material disponível em videos na internet,no Youtube e em sites especializados, mostrando como -para Merce- a dança deveria ser um movimento natural.Ele indicava a direção,os tempos e as paradas.

O resto, sem encadeamento, ficava por conta dos bailarinos. Eram os EVENTS : a dança no presente, aqui e agora,

Segundo sua definicão, em cada Event, a dança era um “acompanhamento sonoro  que poderia variar da variar da música instrumental à música eletrônica”

Internauta de primeira hora,a partir dos 70 anos  começou a usar o computador para desenvolver  novas possibilidades na coreografia.

Merce Cunningham abriu novo mundo para jovens coreógrafos e é o criador dasduas tendências da dança moderna americana:  NOUVELLE DANSE e o POS MODERN. 

Esteve no Brasil doente, em cadeira de rodas, para dar aulas e preparar novos e privilegiados colegas coreógrafos.

***************

John Cage (1912-1992)

O Senhor do Silêncio

O nome de John Cage está agregado ao do coreógrafo,como se fossem dois em um.
John Milton Cage Jr ,compositor, filósofo,poeta,músico,artista plástico,pioneiro da música eletrônica e do uso não convencional dos instrumentos musicais,nasceu em  5 de setembro de 2012, em Los Angeles. 
Abandonou um curso de arquitetura para estudar com Schoenberg.
Com pedaços de madeira,borracha e metal, tirou novos sons do piano   (Bacchanale, 1938, Concerto para Piano e Orquestra de Câmara, 1951). 

E acrescentava em suas peças ruídos do  cotidianos e efeitos eletrônicos. 
 Cage  usava o silêncio para captar sons ambientes, que mudavam a cada apresentação de sua famosa 4’33, de 1952,três movimentos  sem nenhuma nota emitida pelos instrumentos,durando os quatro minutos e trinta e três segundos sugeridos no título e marcados num relógio, parte integrante da obra

****

 4'33

https://www.youtube.com/watch?v=JTEFKFiXSx4

*********

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ISADORA DUNCAN E ELEONORA DUSE.- A amizade virou amor

  Famosas, aclamadas, deusas para seus admiradores, Isadora Duncan - a criadora do ballet moderno e Eleonora Duse - considerada em sua época...