- Parece que vão se dissipando lentamente,mas com constância, os ares de preconceito na capital do cinema e nunca na história daquele país estiveram concorrendo tantos filmes baseados em histórias verídicas.
- Ontem,dia 2/3, a Academia de Artes de Hollywod num momento de sensibilidade deu a Clube de Compras de Dallas os prêmios de melhor ator para Matthew McConaughey e melhor ator coadjuvante para Jared Leto,que vive um travesti contaminado pelo HIV.
- O filme denuncia a manipulação da indústria farmacêutica com cumplicidade vergonhosa do governo americano no início da epidemia de AIDS, quando os doentes morriam da cura (meio da década de 80-princípio de 90)
- Tantos queridos se foram num cenário em que ,literalmente, morriam da cura.
- Dirigido por Jean Marc Vallée,é baseado na história real do eletricista texano Ron Woodroof
- Diagnosticado com o vírus da AIDS em 1985 e com prognóstico de um mês de vida,Woodroof se revolta e entra em uma batalha contra a indústria farmacêutica e seus próprios médicos e passa a contrabandear drogas ilegais do México para concluir o tratamento.
- Matthew Mc Conaughey perdeu mais de 20 quilos e Jared Leto perdeu 18.Ambos mergulharam em dietas radicais para maior realismo em seus papéis..
- ***************
Há 21 anos Filadélfia , escrito por Ron Nyswaner e dirigido por Jonathan Demme deu a Tom Hanks o Oscar de melhor ator (1993) .
Foi um dos primeiros filmes de Hollywood com tema explícito de HIV/AIDS, homossexualidade e homofobia.
O filme conta a história de Andrew Beckett, um advogado gay que trabalha para uma importante empresa em Filadélfia.
Quando fica impossível esconder seu estado dos colegas de trabalho é demitido.
************
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário