sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Arcangelo Corelli e o Barroco



Um dos mais  admirados artistas e compositores do século 17  


"La Folia", interpretada por Nathan Milstein
http://youtu.be/pGET78mPMCA



17 de fevereiro de 1653 Fusignano,Itália Itália
8 de janeiro de 1713,  Roma,Itália
                                                       Corelli em tela de Jan Frans Douven.


Traduzi e adaptei o texto seguinte, original de KIERON DEVLIN





Arcangelo Corelli , nascido em 1653 em Fusignano , uma vila italiana entre Ravenna e Bolonha, foi um dos mais admirados compositores e intérpretes do século XVII.
Sua música permanece devido ao  refinado senso de equilíbrio   e tonalidade moderna.
Alguns trabalhos são considerados  modelos de perfeição, embora rigidamente formais e simples na suas concepções
Ele consegue efeitos magníficos com uma economia surpreendente de meios, usando intrigantes progressões seqüenciais e figurações descendentes graves que são típicas dos lamentos das óperas, mas perfeitas  para obras de câmara
  .
Depois de Corelli , a distinção entre musica da chiesa ( música da igreja ) e musica da câmera  ficou cada vez mais menor.
Seus trios, sonatas e concertos grossi (1714) foram amplamente imitados em toda a Europa .
Famoso não só como compositor,  foi considerado como o mais importante violinista daquele tempo.
Também era admirado por suas habilidades como professor de música .

 *****

A vida pessoal de Corelli tem sido objeto de muita especulação.
A maioria dos estudiosos agora acreditam que ele tenha sido discretamente homossexual.

O caminho  de Corelli para a fama foi meteórico , ajudado pelo fato de que a publicação de música começou a proliferar no início do século XVIII.

Sua ascensão também foi estimulada por seus patronos influentes e o  patrocínio das pessoas mais influentes no momento em que Roma se tornou um centro florescente da música na Europa  : Rainha Cristina da Suécia , o riquíssimo cardeal Pamphili , e o  Cardeal Ottoboni , sobrinho do Papa Alexandre VIII.  
  Corelli levou uma vida disciplinada e tranquila , compondo dentro das paredes da casa do cardeal Pamphili , onde ele compartilhou quartos com colegas músicos Carlo Cignani e Carlo Marat .

Ele continuou esse tipo de vida, quando depois de 1690 passou a morar  na vila do cardeal Ottoboni , La Cancelleria , que tinha a atmosfera  academia exclusiva para artistas masculinos talentosos .


Matteo


Enquanto morava na Vila Pamphili , Corelli se  ligou a outro dos colaborador do cardeal , o segundo violinista Matteo Fornari , que conheceu em 1682  e juntos permanaceram durante vinte anos. Fornari supervisionou a publicação do concerto Opus VI  após a morte do companheiro.



Foi admitido na Academia em Roma em 1706 . Dois anos depois, ele se aposentou da vida pública.

Morreu em 1713,rico e muito respeitado . Foi enterrado no Panteão , ao lado do pintor Rafael .

O legado e influência musical de Corelli se estendem até as grandes figuras  do Barroco: Handel, Bach, Telemann , Couperin e compositor inglês John Ravenscroft .


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