segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Glenn Close e Janet Mc Teer travestidas no filme "Albert Nobbs"



  
Glenn Close

 "Albert Nobbs", ambientado na Irlanda do século19 é baseado num conto   de  George Moore escrito em 1918, que Close-candidata ao Oscar de Melhor Atriz- já havia protagonizado no teatro. 
Um projeto muito pessoal: ela também é  o roteirista (ao lado de John Banville) e produtora.   O filme é dirigido pelo colombiano Rodrigo García (Passageiros), filho  escritor vencedor do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez.
O personagem Albert Nobbs,mordomo















  Albert Nobbs,uma mulher se fazendo passar por homem, não consegue se encaixar na realidade,conscientizada das dificuldades trazidas pelo preconceito e discriminação,luta para sobreviver numa época em que as mulheres eram desencorajadas a pensar em independência.


Como homem. não só conseguiu trabalhar como mprdomo no mais chique hotel de Dublin  como teve oportunidade de conhecer um charmoso pintor que o estimulou a sair da mentira e tentar começar a viver de e da verdade   
 Janet McTeer
Mr Hubert Page, papel de Janet Mc Teer, proporcionou-lhe uma indicação para o Oscar de melhor atriz coadjuvante. 

O personagem Mr Hubert Page, o pintor de paredes


 As atrizes receberam também nomeações para os Globos de Ouro e o Screen Actors Guild Award.  O filme também foi indicado para o Oscar de Melhor Maquiagem. 


Outros prêmios:Melhor atriz do Tokyio Inernational Film Festival para  Glenn Close
Venceu o prêmio Coragem no Desempenho, do Women Film Critics Circle- para papéis pouco convencionais que redefinem radicalmnete a imagem feminina na tela.


***************



Enredo  Fonte:WIKIPEDIA PORTUGAL



Albert Nobbs (Glenn Close) é uma mulher que vive como um homem, por forma a encontrar trabalho na conservadora sociedade irlandesa do século 19. Depois de viver fazendo-se passar por um homem de trinta anos, Albert, trabalhando como um garçom de hotel, é conhecido pela sua extremosa dedicação ao trabalho, bem como pela sua personalidade introvertida. Albert foi poupando algum dinheiro com o objetivo de poder comprar uma loja para ela.

A firmeza com que Albert encara o trabalho de Albert é abalada pela chegada repentina de Hubert Page (Janet MC Teer), um pintor contratado pela Sra. Baker (Pauline Collins) a proprietária do hotel. Albert fica chocado por saber que Hubert ficará no seu quarto, enquanto trabalhar no hotel. Na sua primeira noite, Hubert descobre o segredo de Albert, mas promete mantê-lo, para alívio deste. No dia seguinte, Hubert revela que ela também é uma mulher. Hubert deixa o hotel pouco depois, mas não sem antes revelar que ela tem uma esposa chamada Cathleen, uma costureira.

Enquanto isso, o recentemente desempregado Joe Mackins (AAron Johnsson) chega ao hotel para reparar a caldeira. Helen Dawes (Mia Wasikowska), empregada do hotel, enamora-se por ele, e eles rapidamente se tornam amantes. No entanto, a natureza controladora e o alcoolismo de Joe em breve se tornam evidentes.

Albert visita Hubert na sua casa e encontra Cathleen (Bronagah Gallagher). Albert conta a Hubert a sua história: Albert nasceu filha de uma prostituta e foi criada num convento, antes de ser expulsa após a morte da sua mãe. Uma noite, quando ela tinha 15 anos, ela foi brutalmente violada e espancada por um grupo de homens. Logo depois, ela encontrou um fato em segunda mão e, para encontrar trabalho e se sentir realizada pessoalmente, ela decidiu transformar-se num homem.

Acreditando que Helen seria a esposa ideal para gerir uma loja com ele, Albert pede a Helen para sair com ela. Helen recusa, mas Joe, acreditando que Albert lhe dará o dinheiro que poderia ajudar o casal a imigrar para os Estados Unidos, incentiva-la a aceitar. Helen concorda em ficar com Albert, que compra presentes caros a Helen para agradá-la. Helen sente-se desconfortável com Albert e o plano que Joe a obrigou a executar. 
Albert revela a Helen que quer comprar uma loja, embora Helen só quer deixar a Irlanda para ir viver para a América.

A febre tifóide começa a espalhar-se rapidamente por Dublin, e quando alguns funcionários ficam doentes, os clientes evitam o hotel, o que causa sérios problemas financeiros. 

Albert fica doente, mas logo recupera, e apesar de Helen não ter sido afetada pela doença, ela descobre que está grávida de Joe. A notícia assusta Joe, pois ele teme que se torne como o seu pai (que abusou Joe em criança). Albert vai para casa de Hubert e descobre que Cathleen morreu, o que deixou Hubert devastado. Em sua homenagem, Albert e Hubert vestem os vestidos feitos por Cathleen e saem juntos. Embora ambos se sintam extremamente desconfortáveis, por um breve momento, Albert sente-se livre e abraça a sua identidade antiga.

Mais tarde, Albert descobre que Helen está grávida e oferece-se para casar com ela. Helen recusa, acreditando que Albert não a ama, embora ele confirme o seu receio de que Joe vai abandoná-la, a ela e à criança, e irá para a América sozinho. Mais tarde, naquela noite, quando Joe e Helen brigam um com o outro, Albert intervém. Ele ataca fisicamente Joe quando este tenta ferir Helen num acesso de raiva; Joe lança Albert contra a parede, que bate com a cabeça, e morre pouco depois um  acidente vascular cerebral.

A Sra. Baker descobre o esconderijo onde Albert guardava o dinheiro e usa-lo para revitalizar o hotel. Nos meses seguintes, Joe parte para a América e Helen, dá à luz um filho, Albert Joseph. A Sra. Baker contrata Hubert para pintar todo o hotel. Hubert encontra-se novamente com Helen, que não sabe o que fazer e revela que vai se separar do seu filho, abandonando-o na rua. Hubert olha para ela e diz: "Nós não podemos fazer isso agora, pois não?", dando a entender que ela vai cuidar de Helen no lugar de Albert.

***********************************

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Albrecht Dürer

  Autorretrato aos 28 anos  (1500) (Nuremberg 1471- Nuremberg 1528) Gravador,pintor,matemático, ilustrador,arte-educador   e considerado o m...