O jogo de palavras no cartaz remete ao movimento de resistência francesa ao nazismo durante a segunda guerra mundial |
O jornal diário "Le Monde"publicou em 16/2 matéria assinada por Delphine Roucaut sobre a decepção da comunidade LGBT com Nicolas Sarkozy e sua tendência a apoiar a candidatura de François Hollande.
*****
No dia 13 de fevereiro passado, foi lançado o site "Igualdade LGBT 2012"com a palavra de ordem: "as associações lésbicas, gays, bi e trans interpelam os candidatos" e trazendo doze perfis de presidenciáveis franceses.
A questão da orientacão sexual e do gênero está inserida na campanha da eleição presidencial de 2012.
" Frequentemente as reivindicações da comunidade LGBT se resumem ao casamento e à adocão", mas resolvemos colocar o assunto TRANS no coração da campanha ,porque é um tema tão importante como os outros",diz Nicolas Gougaib, porta-voz da Inter-LGBT, uma das três federações existentes na França dedicadas à militância de direitos humanos, juntamente cin a Federação LGBT e a CIF (Coordenação InterPride França).
As necessidades dos transgêneros são pouco expostas na mídia, eclipsadas pela polêmica em torno do casamento de pessoas do mesmo sexo.
Nicolas Sarkozy já se posicionou contra as proposicões de François Hollande, seu advesário nas eleicões deste ano que tem sobre a questão uma visão mais moderna,adaptada à realidade dos tempos.
Em dezembro de 2011,73 deputados da esquerda apresentaram um projeto de lei visando facilitar a troca da menção do sexo no estado civil,ainda condicionada hoje em dia,na França, à esterilização.
Mais uma vez, Nicolas Gougaib , se pronuncia " é uma boa base de trabalho, mas precisa seguir seu caminho
A questão do casamento que poderia ser automaticamente anulado pela transicão -ou mudança de sexo- de um dos cônjugues ainda não encontra unanimidade na comunidade trans"
Michele Delaunay, a deputada que redigiu o projeto ( uma espécie de Marta Suplicy francesa).reconheceu que o texto tinha mesmo uma vocação puramente pedagógica e que muitos pontos não ficaram esclarecidos.
As promessas de campanha de François Hollande
Se eleito, o candidato socialista promete assistência médica para a procriação a todas as mulheres.
Este compromisso que foi firmdo nas primárias do Partido Socialista, foi reafirmado por um de seus porta-vozes no debate de 11 de fevereiro,organizado pela ABLG (associação de pais e futuros pais gays e lésbicas).
Hollande deseja que os casais homossexuais e as mulheres sozinhas possam receber recursos para a realização da inseminação artificial e fecundação " in vitro",utilizando as mesmas técnicas atualmente reservadas apenas aos casais héteros.
No staff de Holande Giles Bon-Maury, o assessor especial para cuidar dos direitos dos gays na equipe da campanha pergunta: "Se os casais homossexuais podem adotar ( na França)por que não podem ter direito à procriação com acompanhamento médico?"
O candidato socialista é favorável ao casamento gay e à adoção por casais homossexuais,compreende a nova concepção de família e entende que o interesse da criança não é mais só garantido pelo casal clássico homem-mulher e que existem novas formas de parentalidade.
Os novos tempos parecem estar chegando.Pelo menos,na França
******************************************
Aos brasileiros que não "falam" francês. A seguradora AXA lançou um produto chamado E-Reputation, é um seguro contra ataques à reputação de pessoas nas redes sociais. Acontece que a propaganda veiculada conta a historia uma familia francesa cuja filha teve uma foto (nua) publicada numa rede, o pai toma a decisão drástica de fazê-la "sumir" do mapa e resolve manda-la pro Brasil pra trocar de sexo. No final, era um deboche, pois ja havia feito o tal seguro. Estamos movendo uma petição contra a AXA exigindo a retirada do video e também exigindo um pedido de desculpas, na França, às mulheres da comunidade brasileira, inclusive as que se tornaram mulheres depois. Entendendo ainda que o modo leviano como trata o assunto transsexuais como se fosse uma piada, é digno de repúdio. Quem quiser assinar, por favor, faça! Agradecemos aos compatriotas brasileiros pelo apoio. Este texto tem uma pequena modificação de teor, mas modifiquei porque creio que nem mulheres, nem transgêneros brasileiros devam ser motivo de piada, ainda mais de tamanho mau gosto e preconceito...
ResponderExcluirContre la diffusion pr�judiciable et injurieuse sur le peuple brésilien dans la vidéo AXA. - The Pet
www.thepetitionsite.com
O video veiculado pelo grupo AXA ofende aos brasileiros em geral....