quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Willie Mae "Big Mama" Thornton

Willie Mae "Big Mama" Thornton (1926-1984)  

Compositora e cantora americana de  Rhythm-and-Blues 

***********

Traduzi e editei o texto original  de  Ruth M.Pettis,publicado em 2007.

**************  

 Performer conhecida  pela  presença poderosa  de palco ,  "Big Mama"Thornton firmou  um estilo próprio  para  os rhythm-and-blues que interpretava nas quatro décadas  em que durou sua carreira  (de 60 a 90).

Foi inspiração  para Elvis Presley e Janis Joplin. 
Como  tantos outros cantores afro-americanos, a carreira de Thornton começou na igreja. 

****** 

Nascida em Montgomery em 11 de dezembro de 1926, uma dos sete filhos de um Pastor,  desde criança fazia parte do coro,ao lado da mãe. 

Deixou os estudos cedo,ainda adolescente quando, órfã desta mãe, precisou trabalhar como faxineira de um bar para ajudar  nas despesas da família
Aprendeu a tocar bateria e  gaita  observando os artistas que  ali se apresentavam .  

Quando um cantor não apareceu uma noite,Thornton pediu ao proprietário para deixar que o substituísse.Foi um sucesso.

Aos 14 anos,   ganhou um show de talentos local, impressionando  o agente de talentos Sammy Green, que a levou para o sul do país.classificada como  sucessora  de Bessie Smith, Willlie Mae Thornton  estabeleceu-se em Houston em 1948, Ali Thornton trabalhou ombro a   ombro com os melhores  nomes do   R & B.  

Em 1951 assinou contrato de cinco anos com a gravadora  Peacock,de Don Robey.Robey a  inckuiu na Caravana Johnny Otis Rhythm and Blues , o que lhe  trouxe exposição nacional. 

Uma mulher robusta pesando mais de 136 quilos. no auge da  carreira, um super faturamento.. e ela virou  " Big Mama "Thornton Sua "Hound Dog" esteve semanas nas paradas de R & B da Billboard em 1953.  

******

A experiência de Thornton com "Hound Dog" é um dos exemplos mais citados de apropriação  (indébita?)na indústria da gravação de   artistas  afro-americanos.    

1956- Corre a lenda de que Elvis Presley teria "eclipsado"  a autoria  de  Thornton,  que recebeu apenas  500 dólares pela  gravação e não recebeu royalties de re-edições posteriores.    

A gravadora manteve o copyright e, novamente, Thornton  teve prejuízo quando a versão camtada  por Janis Joplin  (que reconhecia a autoria) tornou-se um sucesso com os fãs brancos. 

 Ressurgimento e doença

 A carreira de Thornton  teve ressurgimento modesto em 1960, reforçado por novas gravações para  a Vanguard e Arhoolie e vários espectáculos de televisão. 

 Excursionou pela Europa com o grupo do American Folk Blues Festival e fez várias aparições nos Festivais de Jazz de Monterey e Newport,

  No final de 1970 um declínio drástico na saúde deixou-a com 45 quilos,muito frágil no palco, mas trabalhando com entusiasmo  

 Visual masculino

 A preferência de Thornton por roupa  masculina evidente desde o início.  Produtores pediam saias e vestidos e no início de sua carreira ela se apresentou como a mulher corpulenta que mostra seu apelido.  

Com o tempo, optou por uma aparência desafiadora , com chapéu  e paletó  (uma ousadia para a época).  

Existe pouca informação   a respeito de relacionamentos, apesar de ter assumido sua simpatia pela causa lésbica

 Durante os primeiros anos no Sul,parece que teve um filho,mas teve a custódia retirada pelo Estado , possivelmente por causa do   estilo de vida errático de uma cantora de blues.  

Ela sofreu outra perda em 1954, quando amigo e co-performer Johnny Ace  suicidou-se e  em sua presença,pouco antes de um show de  véspera de Natal. 

Uma constante na sua vida foi a irmã mais nova ,Mattie Thornton   que se tornou  cuidadora quando  a saúde se deteriorou.  

Moraram juntas em  Los Angeles até o momento da morte da grande artista,   em 25 de Julho de 1984, devido a um ataque cardíaco. 

  O ex-líder de banda que virou Reverendo Johnny Otis oficiou seu funeral. 

Foi introduzida no Hall da Fama do Blues meste mesmo ano de 1984.

****************************************

Hound Dog por Big Mamma Thorton

 https://www.youtube.com/watch?v=yoHDrzw-RPg

  por Elvis Presley

https://www.youtube.com/watch?v=lzQ8GDBA8Is

  Não encontrei,ainda, registro da gravação de Janis Joplin. Continuo a procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário