Willie Mae "Big Mama" Thornton (1926-1984)
Compositora e cantora americana de Rhythm-and-Blues
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Traduzi e editei o texto original de Ruth M.Pettis,publicado em 2007.
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Performer conhecida pela presença poderosa de palco , "Big Mama"Thornton firmou um estilo próprio para os rhythm-and-blues que interpretava nas quatro décadas em que durou sua carreira (de 60 a 90).
Foi inspiração para Elvis Presley e Janis Joplin.
Como tantos outros cantores afro-americanos, a carreira de Thornton começou na igreja.
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Nascida em Montgomery em 11 de dezembro de 1926, uma dos sete filhos de um Pastor, desde criança fazia parte do coro,ao lado da mãe.
Deixou os estudos cedo,ainda adolescente quando, órfã desta mãe, precisou trabalhar como faxineira de um bar para ajudar nas despesas da família
Aprendeu a tocar bateria e gaita observando os artistas que ali se apresentavam .
Quando um cantor não apareceu uma noite,Thornton pediu ao proprietário para deixar que o substituísse.Foi um sucesso.
Aos 14 anos, ganhou um show de talentos local, impressionando o agente de talentos Sammy Green, que a levou para o sul do país. Já classificada como sucessora de Bessie Smith, Willlie Mae Thornton estabeleceu-se em Houston em 1948, Ali Thornton trabalhou ombro a ombro com os melhores nomes do R & B.
Em 1951 assinou contrato de cinco anos com a gravadora Peacock,de Don Robey.Robey a inckuiu na Caravana Johnny Otis Rhythm and Blues , o que lhe trouxe exposição nacional.
Uma mulher robusta pesando mais de 136 quilos. no auge da carreira, um super faturamento.. e ela virou " Big Mama "Thornton Sua "Hound Dog" esteve semanas nas paradas de R & B da Billboard em 1953.
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A experiência de Thornton com "Hound Dog" é um dos exemplos mais citados de apropriação (indébita?)na indústria da gravação de artistas afro-americanos.
1956- Corre a lenda de que Elvis Presley teria "eclipsado" a autoria de Thornton, que recebeu apenas 500 dólares pela gravação e não recebeu royalties de re-edições posteriores.
A gravadora manteve o copyright e, novamente, Thornton teve prejuízo quando a versão camtada por Janis Joplin (que reconhecia a autoria) tornou-se um sucesso com os fãs brancos.
Ressurgimento e doença
A carreira de Thornton teve ressurgimento modesto em 1960, reforçado por novas gravações para a Vanguard e Arhoolie e vários espectáculos de televisão.
Excursionou pela Europa com o grupo do American Folk Blues Festival e fez várias aparições nos Festivais de Jazz de Monterey e Newport,
No final de 1970 um declínio drástico na saúde deixou-a com 45 quilos,muito frágil no palco, mas trabalhando com entusiasmo
Visual masculino
A preferência de Thornton por roupa masculina evidente desde o início. Produtores pediam saias e vestidos e no início de sua carreira ela se apresentou como a mulher corpulenta que mostra seu apelido.
Com o tempo, optou por uma aparência desafiadora , com chapéu e paletó (uma ousadia para a época).
Existe pouca informação a respeito de relacionamentos, apesar de ter assumido sua simpatia pela causa lésbica
Durante os primeiros anos no Sul,parece que teve um filho,mas teve a custódia retirada pelo Estado , possivelmente por causa do estilo de vida errático de uma cantora de blues.
Ela sofreu outra perda em 1954, quando amigo e co-performer Johnny Ace suicidou-se e em sua presença,pouco antes de um show de véspera de Natal.
Uma constante na sua vida foi a irmã mais nova ,Mattie Thornton que se tornou cuidadora quando a saúde se deteriorou.
Moraram juntas em Los Angeles até o momento da morte da grande artista, em 25 de Julho de 1984, devido a um ataque cardíaco.
O ex-líder de banda que virou Reverendo Johnny Otis oficiou seu funeral.
Foi introduzida no Hall da Fama do Blues meste mesmo ano de 1984.
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Hound Dog por Big Mamma Thorton
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