quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Companheiro de Jorge Guinle Filho retoma apartamento no Alto Leblon

(foto : coluna de Lu Lacerda)


Na edição de O GLOBO de ontem (6/6/2011), a notícia sobre a retomada do apartamento do Alto Leblon,zona nobre do Rio,pelo fotógrafo Marco Rodrigues,que viveu com Jorge Guinle Filho durante 17 anos.
A luta de Marco começou num momento em que os direitos dos gays e seus companheiros ainda eram hipotéticos e fez jurisprudência para resolver pendências de outros casais vivendo relações homoafetivas e , também, para usucapião urbano.

“Durante todo esse tempo, nunca deixei de confiar na

Justiça”, disse Marco ontem, ao voltar ao apartamento.

Até o "The Washington Post" deu na primeira página a disputa que abalou a sociedade carioca .
Pelo desejo expresso de Jorginho,Marco tinha direito à metade de seus bens.

*********************************************


Jorge Guinle, Filho (1947-1987)

Jorge Guinle Filho nasceu na cidade de Nova York , mas veio para o Rio de janeiro aos 5 meses, onde morou até 1955. Neste ano, mudou-se para a Europa. Viveu em Londres e Paris, onde estudou pintura.

Em 1979, Guinle volta ao Rio de Janeiro e participa ativamente da vida cultural da cidade, sendo considerado mesmo o porta-voz do movimento Geração 80.
Sua vida produtiva como artista plástico foi de apenas sete anos: curtíssima mas intensíssima. "As pessoas se referem muitas vezes a Guinle como uma promessa, o que não é verdade.

Ele realizava exatamente o projeto da arte", afirma Marco Mello, que organizou uma exposição em Curitiba e considera Guinle o grande nome de sua geração. “Uma das características marcantes do Jorge é sua impressionante intimidade com a história da arte”
O artista morreu em 1987, aos 40 anos, na cidade de Nova York, acompanhado, até o últmo momento por seu companheiro, o fotógrafo Marco Rodrigues.

Na foto,que deu capa de revista semanal, o artista está à esquerda.

Um comentário:

  1. De certo o Caso do Pintor Jorge Guinle, como ficou conhecido, é um marco extremamente importante, tanto para muitas reivindicações, como para as atuais conquistas legais de tantos outros cidadãos GLBT brasileiros.
    Aonde Jorge Guinle Filho esteja, está em paz. Tanto pela vitória do seu próprio companheiro, como por ter contribuído para a ajudar incontáveis números de pessoas.

    ResponderExcluir

ISADORA DUNCAN E ELEONORA DUSE.- A amizade virou amor

  Famosas, aclamadas, deusas para seus admiradores, Isadora Duncan - a criadora do ballet moderno e Eleonora Duse - considerada em sua época...