sábado, 23 de março de 2024

Ser gay na África em 2024

  


bandeira do arco-îris da África do Sul
"Cercada por países avessos aos direitos gays, a África do Sul tornou-se o refúgio para muitos homossexuais africanos. Com uma Constituição que reconhece o casamento gay, pune a discriminação e protege o direito dos refugiados, o país é o destino mais procurado pelos chamados "asilados sexuais" do continente. Mas apesar da legislação liberal, os gays ainda sofrem com episíodios de homofobia e com o preconceito contra imigrantes no país""

( texto acima >s
ite BBC NEWS)

***************************

De acordo com informações da Anistia Internacional, a homossexualidade é considerada crime em 38 das 54 nações africanas.
Constituição liberal  da Africa do Sul não evita ataques xenofóbicos,mas 90 %    dos refugiados sexuais não conseguem encontrar emprego fixo no país, tendo como principal razão   a falta de documentação.
 Conseguir status de asilado pode levar mais de quatro anos O  Departamento de Assuntos Internos da África do Sul  informa  estar revendo seus procedimentos e tomando medidas para processar os pedidos de asilo, de forma mais "eficiente e justa".
 A realidade de quem foge:
"Entre morte e prisão, viver com preconceito acaba se tornando o menor dos males"
  

 


 

*********************

Em 2006, a  Associação Francesa de Sociologia publicou um ensaio de Charles Gueboguo sobre "Sexualidade na África ontem e hoje".


Disponibilizo para você,leitor (a), o que achei de mais completo sobre este importante assunto:

 https://journals.openedition.org/socio-logos/37

O texto, em francês, pode ser facilmente traduzido usando  o Google. 

Penso que o foco central da questão, analisado por Gueboguo, perderia muito sentido se eu tivesse  decidido levá-lo até você usando qualquer tipo de compilação :

https://translate.google.co

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ISADORA DUNCAN E ELEONORA DUSE.- A amizade virou amor

  Famosas, aclamadas, deusas para seus admiradores, Isadora Duncan - a criadora do ballet moderno e Eleonora Duse - considerada em sua época...