Maior ícone norte-americano no mundo da moda, o estilista Roy Halston Frowick (1932-1990) tem sua história contada em Halston, nova minissérie original da Netflix criada por Ryan Murphy.
Ewan McGregor é o astro da série, vivendo o estilista.
***********************************
Halston por Andy Wahrol |
Roy Halston Frowick nasceu em 23 de Abril de 1932, em Des Moines, Iowa, segundo filho de um contador norueguês-americano que-nas horas vagas-era inventor.
A mãe,excelente costureira, foi sua primeira inspiração profissional.Adolescente, ele começou a criar chapéus e acessórios para as roupas da mãe e irmã.
Terminado o ensino médio em 1950, foi para a Universidade de Indiana,onde frequentou apenas um semestre.
Quando a família mudou-se para Chicago (1952),Roy se matriculou em um curso à noite, no Instituto de Arte de Chicago e trabalhava como vitrinista.
Contam seus biógrafos que a primeira grande oprtunidade veio quando o jornal Chicago Daliy News publicou matéria sobre a elegância de seus chapéus.
Jackie Kennedy 1961 |
Neste mesmo ano e com a ajuda de André Basílio, um namorado bem mais velho,mudou-se para Nova York ,Foi apresentado à chapeleira Lilly Dache ( 1898 -1989),a mais famosa do ramo nos Estados Unidos, que lhe ofereceu um emprego. Em um ano já era o queridinho da moda e dos editores e deixou Dache para se tornar o estilista chefe da loja de departamentos Bergdorf Goodman.
O grande momento de glória ocorreu durante a posse de John Kennedy,em janeiro de 1961.Jacqueline Kennedy vestia Oleg Cassini e,como complemento, um chapéu de Halston,copiado pelo mundo afora.
Simplicidade : eis a marca de de Halston,que passou a execer sua faceta de designer de moda.
Com Wahrol,Binca Jagger, Liza Minelli na noite de NY |
Visão mercadológica
Suéteres de cashmere, vestidos, calças simples, vestidos de noite glamuurosos mas simples. Paleta de cores :marfim, preto, vermelho, fúcsia,azul e borgonha ( uma cor de cereja bem escura).As modelos,como sempre, magérrimas, mas Helston tinha orgulho de poder vestir qualquer mulher.
Em1978, declarou a uma editora de moda do New York Times: "Você tem que ter algo para a mulher que está acima do peso e com quadris - uma túnica solta,calças e caftans sempre são boas opções porque alongam o corpo"
Linha prêt-à-porter
O modelo mais conhecido de Halston foi o Ultrasuede- que chamaríamos aqui "chemisier", um dos vestidos mais populares nos Estados Unidos América na década de 1970.
O sucesso veio da sua simplicidade, das opções de cores da marca e da conveniência de ser lavável na máquina.
No final de 1970 e início de 1980, Halston era conhecido não só como estilista, mas também como locomotiva da vida noturna em Nova York
Parcerias
No início de 1970, Halston se apaixonou pelo colombiano Victor Hugo. Através de Hugo, ele conheceu e fez amizade com Andy Warhol.
Já uma celebridade,passou a ser citado nas colunas de fofocas.
Em 1975,passou a produzir roupas masculinas e criou um perfume ,o "Halston",numa embalagem desenhada por Elsa Perreti.
Sua marca estava também nos uniformes dos funcionários da AVIS,locadora de automóveis e nos uniformes da empresa de aviação BRANIFF.
As parcerias não deram muito certo porque o estilista não permitia que seu nome fosse agregado a produtos que ele mesmo não produzia e,assim, não conseguiu atingir o nível de produtividade esperado.
Com saúde já debilitada pelos excessos que cometeu e a carreira abalada,seu biografo Steven Gaines, em Simply Halston ,observou
que ele se auto-impôs um exílio "uma Elba (como Napoleão) de sua própria criação. O homem que era apenas tão bom quanto as pessoas que ele vestiu acabou por não vestir ninguém"
*********
Diagnosticado com AIDS em 1988,morreu de câncer de pulmão em San Francisco, Califórnia, em 26 de março de 1990.
****
HOJE
Desde sua morte a empresa de Halston contratou uma série de diretores de criação. Randolph Duke desenhou vestidos de noite,Craig Natiello retomou os modelos clássicos e acessíves.
O designer é Bradley Bayou, que é conhecido por seus vestidos extravagantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário