Que os leitores me permitam fazer uma analogia entre a vida de Franz Schubert e a composição Money for nothing, da banda Dire Straits.
Consta que a canção de 1985 é um olhar irônico sobre
a declaração de um vendedor de hardware, ao perceber
a presença do grupo na loja de eletrodomésticos
onde trabalhava.
" Eu deveria aprendido a tocar algum instrumento
musical. E não ficar carregando TVs, fornos de
microondas, refrigeradores. Vejam esses
aí,ganham a vida fácil, sem trabalhar",teria
comentado ele.
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No final do século 18 e meados do século 19-duração
No final do século 18 e meados do século 19-duração
da presença física de Schubert no planeta Terra-ser
músico era sofrer preconceito,enfrentar dificuldades
financeiras e decepcões e,ao mesmo tempo, inspirar
impressão errônea de vida mansa.
Mesmo hoje em dia,somente alguns poucos conseguem
Mesmo hoje em dia,somente alguns poucos conseguem
a fama, o dinheiro, as homenagens e o
reconhecimento.
Schubert é frequentemente considerado como o protótipo do artista romântico: doente, pobre e pouco apreciado durante sua vida,mesmo tendo alcançado algum sucesso com suas Lieder (plural de Lied ,canção em alemão).
Só foi realmente compreendido, apreciado e aclamado
Schubert é frequentemente considerado como o protótipo do artista romântico: doente, pobre e pouco apreciado durante sua vida,mesmo tendo alcançado algum sucesso com suas Lieder (plural de Lied ,canção em alemão).
Só foi realmente compreendido, apreciado e aclamado
post mortem.
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Franz Peter Schubert nasceu em Viena no dia 31 de janeiro de
1797.
Filho caçula de Franz Theodor Schubert, um professor, e sua esposa, a dona de casa Elisabeth, e irmão de Ignaz, Karl e Ferdinand.
Era uma família de classe média respeitada, cultivada e musical.O pai tocava viola num quarteto de corda com os filhos mais velhos.
Em 1808, Schubert ganhou uma bolsa de estudos, que incluía um lugar no coro imperial e educação no Stadtkonvikt,mo-nastério-escola,onde seus mestres foram
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Franz Peter Schubert nasceu em Viena no dia 31 de janeiro de
1797.
Filho caçula de Franz Theodor Schubert, um professor, e sua esposa, a dona de casa Elisabeth, e irmão de Ignaz, Karl e Ferdinand.
Era uma família de classe média respeitada, cultivada e musical.O pai tocava viola num quarteto de corda com os filhos mais velhos.
Stadtkonvikt |
Em 1808, Schubert ganhou uma bolsa de estudos, que incluía um lugar no coro imperial e educação no Stadtkonvikt,mo-nastério-escola,onde seus mestres foram
Wenzel Ruzicka,organista da corte e, mais tarde, o compositor Antonio Salieri.
Quando sua voz mudou,na adolescência (1812), deixou Stadtkonvikt e passou a estudar como aluno particular de Salieri.
Continuou os estudos na Faculdade de Pedagogia em Viena e,no final de 1814, tornou-se professor assistente na escola de seu pai,onde trabalhou até 1818.
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1814- A primeira obra prima reconhecida, Gretchen em Spinnrade, adaptava um poema de Goethe `a música.
Quando sua voz mudou,na adolescência (1812), deixou Stadtkonvikt e passou a estudar como aluno particular de Salieri.
Continuou os estudos na Faculdade de Pedagogia em Viena e,no final de 1814, tornou-se professor assistente na escola de seu pai,onde trabalhou até 1818.
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1814- A primeira obra prima reconhecida, Gretchen em Spinnrade, adaptava um poema de Goethe `a música.
Apenas em 1815, compôs mais de 140 canções.
No total, deixou 600 obras.
A Sinfonia Inacabada (1822),última grande obra antes de contrair sífilis,é conhecida pela sua maravilhosa qualidade acrescida de ousadia harmônica.
A partir dessa época, as músicas expressavam desespero e a presença da morte era muito constante.
No hospital, em 1823, compôs Die Schöne Müllerin,em que a paixão sexual do protagonista o leva ao suicídio.
No Quarteto em Ré Menor, conhecido como Death and the Maiden (1824),mostra que é na morte que um jovem encontra o conforto tão necessário.
Em 26 de março de 1827, o desaparecimento de Beethoven-que muito influenciou seu estilo-aumentou o desespero ,mas o inspirou o Trio em Mi bemol, que explora a estrutura da Quinta Sinfonia e foi elaborado no primeiro aniversário da partida do ídolo.
O último ano de vida de Schubert, 1828, foi preenchido com mais composições.
Sinfonia em Dó Maior ("O Grande"), é de março do mesmo ano. Apresentada em público pela primeira vez 12 anos depois-1840-é considerada o ápice de sua realização criativa.
Um de seus melhores duetos de piano, Fantasia em Fá Menor, também data de 1828.
Ela evoca uma violência perturbadora e beleza lírica.
São de setembro e início de outubro de 1828 suas últimas três sonatas para piano, em Ré menor, Lá maior, e Si bemol Maior, sintetizando com sucesso muitos dos seus recursos estilísticos.
O Quinteto de Cordas em Dó Maior foi a última peça instrumental antes da morte ,em Viena, em 19 de novembro de 1828.
O corpo foi enterrado no cemitério Wahring, praticamente ao lado de Beethoven.
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Vida pessoal
Schubert tinha um grupo de amigos do sexo masculino,conhecido como Círculo Schubert.
Os relacionamentos com um amigo de escola, Joseph von Spaun, com o poeta Johann Mayrhofer e o rico e jovem Franz von Schober, foram os mais importantes de sua vida.
Com Franz Schober chegou a viver junto, e por períodos prolongados.
A homossexualidade de Schubert era conhecida no meio musical,mas apenas em 1981, um longo artigo de Maynard Solomon para a publicação americana Imago,sobre música do século 19,explicitou a situção.
A reação de muitos musicólogos e críticos ,para disfarçar o preconceito (que já pegava mal naquele momento pós Stonewall) , foi a recusa de evidências ou,ao contrário, foi o disparo de uma homofobia escancarada.
A delicadeza de sentimentos e a divisão interior que marcaram a vida breve de Schubert parece que não foram levadas em conta por esses últimos, verdadeiros algozes e donos da verdade, em nome não sei bem de que. Talvez aquela velha história que Freud explica.
Nos últimos anos, a imagem de um Schubert gay tornou-se mais compreendida ou-talvez- menos controvertida.
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Sinfonia Inacabada
A Sinfonia Inacabada (1822),última grande obra antes de contrair sífilis,é conhecida pela sua maravilhosa qualidade acrescida de ousadia harmônica.
A partir dessa época, as músicas expressavam desespero e a presença da morte era muito constante.
No hospital, em 1823, compôs Die Schöne Müllerin,em que a paixão sexual do protagonista o leva ao suicídio.
No Quarteto em Ré Menor, conhecido como Death and the Maiden (1824),mostra que é na morte que um jovem encontra o conforto tão necessário.
Em 26 de março de 1827, o desaparecimento de Beethoven-que muito influenciou seu estilo-aumentou o desespero ,mas o inspirou o Trio em Mi bemol, que explora a estrutura da Quinta Sinfonia e foi elaborado no primeiro aniversário da partida do ídolo.
O último ano de vida de Schubert, 1828, foi preenchido com mais composições.
Sinfonia em Dó Maior ("O Grande"), é de março do mesmo ano. Apresentada em público pela primeira vez 12 anos depois-1840-é considerada o ápice de sua realização criativa.
Um de seus melhores duetos de piano, Fantasia em Fá Menor, também data de 1828.
Ela evoca uma violência perturbadora e beleza lírica.
São de setembro e início de outubro de 1828 suas últimas três sonatas para piano, em Ré menor, Lá maior, e Si bemol Maior, sintetizando com sucesso muitos dos seus recursos estilísticos.
O Quinteto de Cordas em Dó Maior foi a última peça instrumental antes da morte ,em Viena, em 19 de novembro de 1828.
O corpo foi enterrado no cemitério Wahring, praticamente ao lado de Beethoven.
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Vida pessoal
Schubert tinha um grupo de amigos do sexo masculino,conhecido como Círculo Schubert.
Os relacionamentos com um amigo de escola, Joseph von Spaun, com o poeta Johann Mayrhofer e o rico e jovem Franz von Schober, foram os mais importantes de sua vida.
Com Franz Schober chegou a viver junto, e por períodos prolongados.
A homossexualidade de Schubert era conhecida no meio musical,mas apenas em 1981, um longo artigo de Maynard Solomon para a publicação americana Imago,sobre música do século 19,explicitou a situção.
A reação de muitos musicólogos e críticos ,para disfarçar o preconceito (que já pegava mal naquele momento pós Stonewall) , foi a recusa de evidências ou,ao contrário, foi o disparo de uma homofobia escancarada.
A delicadeza de sentimentos e a divisão interior que marcaram a vida breve de Schubert parece que não foram levadas em conta por esses últimos, verdadeiros algozes e donos da verdade, em nome não sei bem de que. Talvez aquela velha história que Freud explica.
Nos últimos anos, a imagem de um Schubert gay tornou-se mais compreendida ou-talvez- menos controvertida.
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Sinfonia Inacabada
19/5/2012
Regência de Claudio Abbado
Sinfônica de Berlim
https://www.youtube.com/watch?v=cdhBumzco8g
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