sábado, 25 de abril de 2020

A Renascença do Harlem

  












Renascença-ou Renascimento- do Harlem  foi um  movimento literário,musical e das artes em geral que teve o jazz como vertente separada,surgiu na década de 1920 e se estendeu até o início da década de 1930, no bairro do Harlem, em Nova York, considerada a capital mundial da cultura negra na época. 
Muitos artistas da comunidade LGBT participaram desse momento.
Alain Locke

 Movimento New Negro  
No início do século 20,eram poucas as oportunidades para a comunidade afro-americana e  o racismo estava se encaminhando para seu auge e seus líderes estavam trabalhando na criação de nova identidade coletiva,o Movimento New Negro Movement,idealizado pelo escritor,educador, filósofo e patrono das artes Alain Leroy Locke ( 1885–1954).

O Dr.Martin Luther King declarou num discurso que não só Platão e Aristóteles deviam ser ensinados nas escolas mas,também, Alain Locke.
Foi o primeiro aluno e,depois, professor afro-americano da Universidade de Harvard.
 *****
A chamada Primeira Grande Migração levou cerca de  um milhão de  afro- americanos do Sul em direção ao Norte urbano, com a ajuda da competente malha  já ferroviária existente.
O jazz,música regional, sofreu uma transição para   música nacional nos anos 1910 e 1920. 
ativismo político   literário da Renascença do  Harlem   é bem conhecido.

******  
Houve uma mudança que teve sérias repercussões no fluxo de imigrantes aos Estados Unidos depois da Primeira Guerra Mundial que repercutiu no fluxo dos imigrantes e,certamente, dos migrantes depois da Primeira Guerra Mundial
No dia 19 de maio de 1921, foi aprovado o Ato de Emergência de Quotas, também conhecido como o “Ato Johnson das Quotas”.
O  ato restringia  o número de imigrantes europeus aos Estados unidos a cerca de 350.000 por ano. 
Reducionista,o “Ato Johnson das Quotas” limitava o número anual de imigrantes admitidos vindos de qualquer país a 3% do número de pessoas daquele país que já viviam nos Estados Unidos em 1910. 
Este ato foi o resultado da onda de isolamento e não-intervencionismo que varreu os Estados Unidos no fim da Primeira Guerra Mundial. 
********
 O jazz,música regional, sofreu uma transição para   música nacional nos anos 1910 e 1920. O ativismo político   literário da Renascença do  Harlem   é bem conhecido. 
 A semente do futuro movimento dos direitos civis foi plantada ali.
O mesmo não aconteceu com os músicos da época.  

****************

(continua nas próximas postagens   A Renascença do Harlem -II - Música, III-Literatura e IV Moda e Artes Visuais )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...