domingo, 20 de outubro de 2019

DIVINE


 " A " drag queen do século 20 



Divine era uma mulher mas Harris Glenn Milstead era um homem.O ator se sentia perfeitamente à vontade transitando entre os dois sexos”
( de um Forum de debates francês sobre o artista)


*****************

Divine,ator e cantor norte-americano, nasceu  Harris Glenn Milstead no dia 19 de outubro de 1945 em Towson,Maryland 

Sua fama firmou-se,basicamente, por atuar na maioria dos filmes de John Waters, amigo de infância ,no papel principal-ou um dos principais-em Pink Flamingos,Female Trouble,Polyester,Hairspray  e outros sete filmes.
Teve uma carreira bem sucedida como  cantora  disco durante os anos 1980 e foi considerada "a maior performista do mundo"

Divine sempre se considerou do sexo masculino e  fazia questão de frisar que não era transgênero ou transexual. Durante toda a sua infância e adolescência,foi chamado de Glenn pela família e amigos. 
Era,sim, homossexual, teve um relacionamento público prolongado com um homem casado e,mais tarde,com um astro pornô chamado Leo Ford, affair também foi amplamente noticiado. 
Inicialmente,tinha uma postura meio ambígua com a mídia mas, no final da década de 80, resolveu sair do armário de verdade. 

Divine sofria de problemas com a obesidade desde criança, razão para que  "gostasse de comer ... e comer ... e comer ... e beber galões de Coca Cola,como declarou a mãe. 

*******

Harry Glenn Milstead
Harris Glenn Milstead  era filho  de Bernard e Diana Francis Milstead,e,ao completer  doze anos,mudou-se com a família para  Lutherville,nos arredores de Baltimore.
Sofreu grande discriminação e  preconceito nas escolas que frequentou por ser  tímido e feminino.Em compensação, isso que hoje chamaríamos “bullying”,motivou compreensão e apoio irrestrito por parte dos pais.

Em Lutherville, Harris Glenn morava na mesma  quadra, a seis casas de distância, de um menino chamado John Waters,mais  tarde o  cineasta, ator, escritor,jornalista, artista visual e colecionador de arte que obteve destaque no início da década de 70 por seus filmes transgressores e cults.

Waters foi o responsável pela elaboração da personagem Divine (supostamente referência religiosa) e pela criação de papéis  chocantes para ela/ele.
Como,por exemplo, Babs Johnson em Pink Flamingos,onde Divine protagonizou uma série de atos escatológicos extremos. .

No final da década de 1970,  houve a transição para o teatro e ele/ela apareceu em várias produções, continuando a estrelar  filmes. 

Em 1981,iniciou uma carreira de cantora disco com as criações de Bobby Orlando,e teve grande  sucesso com   " Você acha que é um Homem" e" "Walk like a Man"

Hairspray e Dias Finais

  como Edna Turnblad, em Hairspray
Participando de talk-shows como o de David Leterman e outros apresentadores de tv para promover suas músicas e suas participacões em filmes, tornou-se uma celebridade.
Vendeu livros e bonecas com sua figura.
Foi retratada por muitos artistas famosos,como David Hockney e Andy Wahrol.
Em 1998, estava novamente envolvida com um projeto de John Waters,ambientado na década de 60. o filme Hairspray , fazendo papéis masculino e feminino .
Foi diagnosticado com cardiomegalia ou hipertrofia cardiaca, o chamado coração aumentado . É uma doença muito grave, que provoca insuficiência cardíaca, podendo levar à morte. 

Em 7 de março de 1988, três semanas depois do lançamento nacional da película, Divine estava hospedado no Hotel Regency, em  Los Angeles.
Passou o dia inteiro num estúdio ensaiando participacão em outra série de tv.Jantou com amigos no restaurante do hotel e retornou ao seu quarto.

Morreu dormindo ,naquela mesma noite, aos 42 anos.

New York Times  publicou  no obituário  : "Aqueles que  poderiam estranhar o desempenho de Divine descobriram que o ator/atriz tinha talento genuino e um senso natural de timing cômico,tendo sido um dos poucos artistas radicais do século 20 “

******* 

Legado e Influência

Dois livros foram publicados sobre Divine desde a sua morte: 
*No,Divine!,escrito por seu empresário e amigo Bernard Jay, e publicado em 1992 pela Virgin Books. 
*O segundo, Meu Divino Filho (2001),  foi escrito pela mãe, Frances Milstead,

*A relação da mãe com a comunidade gay foi documentada no filme "Frances:. A Divina Mãe" dirigido por Tim Dunn e Michael O'Quinn,  lançado em 2010.
*Um outro livro, intitulado Postcards From Divine,  foi lançado em  novembro de 2011.  É uma coleção cartões postais enviados aos pais, enquanto viajava pelo mundo como uma estrela pop, entre 1977 e 1987. 

*A versão ibook do livro inclui uma narração por um sósia vocal que John Waters chamou de "canalização".

*Divine foi a inspiração para a personagem  de "Ursula, a bruxa do mar",no filme de animação A Pequena Sereia ,da Disney- 1989.


 *Influenciou músicos . Antony Hegarty da banda Antony and the Johnsons escreveu uma canção sobre Divine, verdadeira ode. 

*Em 2008, o cantor  irlandês  Róisín Murphy prestou homenagem produzindo vídeoclip da música composta para ela :"Movie Star" 


*A Edna Turnblad  de Divine na versão  original de Hairspray,colocou atores masculinos neste papel : Harvey Fierstein e outros no musical da Broadway ( em 2002)   e John Travolta no musical filmado em 2007.


* Eu sou Divine", um documentário,produzido e dirigido por Jeffrey Schwarz  está em fase de acabamento na produtora Pictures Automat , em Los Angeles.

*Uma estátua de  12 metros de altura,obra do escultor Andrew Logan, está em exposição permanente no Museu Americano da Arte Visionária  em Baltimore, Maryland.


*****************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...