terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A história de Chaz Bono









"Chaz Salvatore Bono (nascido Chastity Sun Bono em 4 de março de 1969) é um ativista dos direitos LGBT,escritor,ator e músico americano . Bono é o único filho dos entertainers americanos Cher e Sonny Bono, ainda que ambos tenham filhos de outros casamentos"


****

O canal Discovery Home & Health apresentou  um emocionante dcumentário sobre   Chaz e sua trajetória de filha lésbica de ícones do show business americano a transexual. 
 *****
 Chaz Bono cresceu praticamente nos palcos  e,aos 3 anos, estava no The Sonny and Cher Comedy Hour onde,vestida com miniaturas das roupas da mãe,desejava boa noite aos espectadores no final do show .Teve uma adolescência comflitada, usando répilcas das roupas do pai,alvo perfeito para colunas de fofocas e paparazzi. 


Em 1987, após a formatura na High School for Performing Arts em New York,saiu do armário para os pais e para a família,ao se declarar lésbica
Com a exposição nacional que teve desde criança,também se tornou porta-voz dos direitos humanos (Human Rights Campaign (HRC) e  da comunidade LGBT (Gay and Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD) e seu comportamento coerente angariou a tolerância do público.

Apesar da imagem moderninha que tentavam passar em seus dias de estrelas da rock music os pais não eram assim tão solidários.Divorciado de  Cher em 1975, Sonny Bono tornou-se empresário em Palm Springs e, depois,Prefeito e conservador membro do que seria a nossa Câmara de Deputados Federais,votando sempre contra o avanço dos direitos civis para os gays
Morreu em 1988. 
Cher continuou sua carreira de atriz e cantora, sempre cercada de gays mas com grande dificuldade de aceitar sua filha lésbica.Apesar de alguns problemas, a família  se mantém unida,principalmente os mais jovens-irmãos de outros relacionamentos dos pais.

Ativismo

Nos anos 90,Chaz participou do grupo de rock Ceremony,nos vocais e na guitarra acústica.
A banda lançou o album  , Hang Out Your Poetry( 1993).
Em 1995,  foi capa da revista The Advocate com uma entrevista bombástica como lésbica.
 
Cher  passou a aceitar melhor a situação e deu-ela mesma- outra famosa entrevista de capa na The Advocate,saindo do armário como mãe gls e apoiando os direitos da comunidade.
O pai não foi assim tão amigável e quando morreu,não tinha tido contato com  Chaz  durante dois anos.

  Começou aí uma carreira pública de ativista. Tornou-se  colaborador da The Advocate,e porta-voz dos direitos humanos LGBT.
Escreveu dois livros baseado em sua experiência de vida:
, Family Outing: A Guide to the Coming Out Process for Gays, Lesbians, and Their Families (1998) e  The End of Innocence: A Memoir (2003).

No livro The End of Innocence, Chaz  conta a experiência de  "ser tirado"do armário pelos tablóides sensacionalistas e a morte de sua parceira Joan vitimada por um cancer. 
  Transição


A transição começou em 2008 quando Chaz se submeteu a uma série de cirurgias estéticas e tratamentos hormonais mais intensos.

Nesse momento, contou com  o apoio da companheira,na foto ao lado-grande mulher que ama além das aparências e das convencões sociais-.da madrasta e, enfim, da mãe.
Aproveitou a exposição na mídia para conscientizar o público sobre a necessidade de aceitar as diferenças

Em 2010, pelas leis da California, obteve o direito de trocar de gênero e nome, agora Chaz Salvatore Bono.
(nome do meio em homenagem ao pai)
**********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chase Johnsey -primeiro homem a interpretar papel feminino em uma companhia internacional de balé

  Chase Johnsey ,  ex-dançarino principal   dos  Ballets Trockadero de Monte Carlo,  atualmente dança com o mesmo status no  English Nationa...