terça-feira, 31 de março de 2015

Richard Glatzer (1952-2015)


In Memoriam 

Traduzi o texto de Claude J.Summers publicado em 12/3/2015, sobre o cineasta idependente e  co-diretor do filme Still Alice,de 2014 (Para Sempre Alice, em português),falecido em consequência da Síndrome ALS (ou ELA em português).

Por ironia da vida,no filme, Julianne Moore-que recebeu o Oscar de Melhor Atriz em 2015-, interpreta uma renomada psicóloga, especialista em aquisição de linguagem, professora da Universidade de Harvard, que descobre aos 50 anos sofrer de Mal de Alzheimer de instalação precoce.
*************



Glatzer nasceu em Nova York em 28 de janeiro de 1952. 

Cursou as Universidade de Michigan e a da Virgínia, onde,durante  seu trabalho com o programa de cinema, iniciou amizade com o diretor Frank Capra. 


Mais tarde, ensinou roteirização  na New School e  Escola de Artes Visuais.


Mudou-se para Los Angeles para trabalhar em programas de televisão, mas logo começou a escrever e dirigir filmes independentes, incluindo Grief (1993), uma comédia que  contém olhar bastante crítico sobre os bastidores de um programa de televisão.


Conheceu Wash Westmoreland em 1995 e, logo, se tornaram  parceiros na vida e na arte.


Além do trabalho da dupla  em  "Para sempre Alice", também filmaram  Fluffer (2001), sobre a indústria de filmes adultos; Quinceañera (2006), um retrato de uma família mexicana-americana em Los Angeles; e The Last of Robin Hood (2013), um drama biográfico sobre o ator Errol Flynn, estrelado por Kevin Kline e Susan Sarandon.

Glatzer e Westmoreland casaram-se em 2013.
Glatzer deixa o companheiro,   uma filha,  irmã,sobrinhos e sobrinhas.


Numa entrevista para o Hollywood Reporter, Westmoreland disse:
RICHARD E WASH WESTMORELAND
 "Estou devastado. ele era minha alma gêmea, meu colaborador, meu melhor amigo e minha vida. Vê-lo lutar contra a  ALS por quatro anos com tanta leveza e coragem me inspirou e a todos que o conheciam . 

Richard era um cara único .Engraçado, carinhoso, sociável, generoso e tão, tão inteligente! Verdadeiro artista e homem brilhante"

*****************
Texto sobre a  ALS (ELA em português)

da Wikipedia

esclerose lateral amiotrófica (ELA), também designada por doença de Lou Gehrig1 e doença de Charcot, é uma doença neurodegenerativa e progressiva e fatal  caracterizada pela degeneração dos  neurônios motores , as células do sistema nervoso central   que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

É a forma mais comum das doenças do neurônio motor  r e o termo esclerose lateral refere-se ao "endurecimento" do corno anterior na substância cinzenta da medula espinhal  e do fascículo piramidal no funículo lateral da substância branca da medula, no qual se localizam fibras nervosas oriundas de neurônios motores superiores, formando o trato cortico-espinhal lateral.
  ************************************


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...