sábado, 17 de janeiro de 2015

20 de janeiro-Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio e da comunidade LGBT



Okê, Arô Oxossi!!
São Sebastião por Botticelli

******************************

 São 236 as igrejas dedicadas ao Santo apenas em Portugal e no Brasil. E centenas de outras pelo mundo afora.  

A espada em Uruçumirim

Os livros adotados no meu Colégio Pedro II contavam vitória das forças portuguesas contra os franceses e os índios tamoios na hoje área metropolitana do Rio - a Batalha de Uruçumirim - em 20 de janeiro de 1567.

Ali pelejaram 12 mil combatentes, 180 canoas se envolveram no embate e Estácio de Sá, fundador de nossa cidade, foi ferido de morte.

Conta a lenda que São Sebastião foi visto, empunhando sua espada contra os franceses calvinistas.

Embora a Cidade tenha sido fundada em 1º de março, há muitos anos o aniversário tem sido comemorado no dia da Batalha, não por coincidência, que foi travada no dia do seu padroeiro e que lhe deu o nome canônico de Mui heróica e Leal cidade de  São Sebastião do Rio de Janeiro



Sebastião, guerreiro

Sebastião, nasceu em Narvonne (França) em 250 dC. Ainda criança mudou-se com a família para Milão.
Alistou-se nas legiões romanas, onde chegou a exercer altos postos de comando.
Sempre professou abertamente a fé cristã, que aprendeu a cultuar em família.Naquele momento da história ser cristão era fazer parte de tribo maldita e minoria oprimida .

Ser cristão pregava mal, era contra o establishment.Ao assumir sua crença e divulgar sua doutrina, Sebastião foi denunciado e preso.
Por ter aproveitando a exposição que o cargo lhe conferia para divulgar sua fé, foi condenado à morte pelo Imperador Diocleciano, de quem era chefe da guarda pessoal.
Os arqueiros logo se encarregaram de cumprir a sentença e Sebastião foi deixado para sangrar até morrer em local ermo.

Santa Irene  

Crivado de flechas, foi encontrado por uma cristã, Irene, que, ao retirá-lo da árvore onde seus algozes o haviam amarrado, verificou que seu corpo ainda pulsava.
Graças aos cuidados de Irene , viúva do mártir Cástulo   e que foi, depois, canonizada ( sua festa é em 30 de março), Sebastião se restabeleceu em poucos dias.
Mas novamente foi delatado, descoberto.
Compareceu perante o Imperador e aproveitou para exprimir sua revolta pelas as perseguições e injustiças cometidas contra os cristãos, pessoas que apenas desejavam viver de acordo com suas crenças.

Sacrifício público 
Diocleciano decretou nova prisão do guerreiro e, desta vez, foram tomadas providências para que não sobrevivesse .
A flagelação até a morte, em 20 de janeiro do ano 288 DC, aconteceu numa arena de Roma.
O cadáver foi jogado numa cloaca e descoberto por uma outra mulher também mais tarde canonizada, Luciana, que lhe deu enterro digno.  
Sepultado nas catacumbas junto à via Apia, teve mais tarde uma basílica erguida em sua honra. Durante a Idade Média esta igreja foi um importante centro de peregrinação.  

Sincretismo 
É sincretizado na Umbanda como Oxossi, orixá da caça que traz como símbolo o arco e flexa. 
No Candomblé é o Ogum,orixá da guerra.  

Padroeiro de diversas outras cidades no Brasil e protetor dos atletas e dos soldados. 

Aproveitando o aniversário afetivo da cidade (fundada mesmo em 1/3/1565) vamos festejar o direito sagrado de cada pessoa resolver sua vida íntima e sua crença religiosa ou ser ateu-se preferir,-e dar salvas (nas duas vertentes em que é cultuado aqui no Brasil) ao glorioso Padroeiro de minha cidade, que deu sua vida por acreditar que cada um pode e deve pensar por sua própria cabeça. 


•••••••  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...