segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Memorial em Israel homenageia vítimas não-judaicas do Holocausto


Em 10 de Janeiro de 2014,  foi inaugurado em Tel-Aviv  um monumento que honra  os gays, vítimas não-judaicas  do Holocausto .

O memorial, localizado em um parque perto  do Centro Comunitário de Gays e Lésbicas da cidade,é uma placa de concreto que evoca o triângulo rosa que os nazistas forçaram os prisioneiros homossexuais a usar nos campos de concentração   e traz a seguinte inscrição:
" Em memória daqueles perseguidos pelo regime nazista por sua orientação sexual e identidade de gênero. "


Na cerimônia, uma bandeira do arco-íris tremulou ao lado da bandeira de Israel , 
 Ron Huldai,prefeito de Tel-Aviv declarou: " hoje em Israel é muito importante  mostrar que o ser humano é um ser humano.  O monumento aponta que não estamos apenas cuidando de nós mesmos, mas  nossos valores são para todos que sofreram perseguição" 
O estado de Israel nasceu do Holocausto e uma homenagem `as  vítimas do Holocausto não-judias é um acontecimento  significativo .

O projeto do memorial foi apresentado por Eran Lev , um vereador assumidamente gay de Tel Aviv , que disse: "O significado desta cerimônia é que estamos reconhecendo que havia outras vítimas do Holocausto , e não apenas os judeus . "

Para preservar uma "raça ariana ", o nazismo indiciou gays como "aberrações sociais "  
Entre 1933 e 1945 , estima-se que mais de 100.000 homens foram presos sob a acusação  de homossexualidade.

Os  condenados foram confinados,primeiramente, em prisões normais, mas a grande maioria foi para os campos de concentracão.  

Além de judeus e homossexuais , comunistas, ciganos e Testemunhas de JeováJ também foram alvo de perseguição pelos nazistas.

Embora as lésbicas não tenham sido especificamente perseguidas,foram vistas por muitos oficiais nazistas como alheias à natureza da mulher ariana. 
Algumas  foram presos como " antissocials " ou " prostitutas ", e, em campos de concentração, usavam triângulo preto em lugar dodo triângulo rosa usado por homens gays.

******************************
Fonte e foto :Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...