quarta-feira, 3 de abril de 2019

Judy Garland



Judy como a Dorothy de " O mágico de Oz"

50 anos de seu falecimento

Judy Garland, nome artístico de Frances Ethel Gumm, foi uma atriz americana considerada por muitos uma das principais estrelas cantoras da "Era de Ouro" de Hollywood dos filmes musicais. 
Nascimento10 de junho de 1922, Grand Rapids, Minnesota, EUA
Falecimento22 de junho de 1969, Chelsea, Londres, Reino Unido

*********************
Da Wikipedia;


Era a filha mais nova de Ethel Marion  Francis Avent "Frank" Gumm. 
Seus pais se estabeleceram em Grand Rapids para administrar um cinema que apresentava espetáculos de vaudeville. 
Irmåa Gumm,Judy é a 1a à direita

 Herdou o talento da família para a música e a dança. Sua primeira aparição aconteceu aos dois anos e meio, quando ela se juntou às irmãs mais velhas Mary Jane "Suzy / Suzanne" Gumm e Dorothy Virgínia "Jimmie" Gumm no palco do cinema de seu pai durante um show de Natal e cantou um coro de "Jingle Bells". [

As irmãs Gumm se apresentaram lá pelos anos seguintes, acompanhadas por sua mãe no piano.

A família mudou-se para Lancaster, na Califórnia, em junho de 1926, após rumores de que o pai havia abusado sexualmente de homens. 
 Frank comprou e administrou outro teatro em Lancaster, e Ethel começou a gerenciar suas filhas e a trabalhar para colocá-las em filmes. Garland estudou no Hollywood High School e depois se formou na University High School.

Em 1928, as Irmãs Gumm se matricularam em uma escola de dança dirigida por Ethel Meglin, proprietária da trupe de dança Meglin Kiddies. Eles apareceram com a trupe em seu show anual de Natal.
O trio percorreu o circuito de vaudeville como "The Gumm Sisters" por muitos anos quando se apresentaram em Chicago no Oriental Theatre com George Jessel em 1934. 
Ele sugeriu ao grupo a escolher um nome mais atraente depois que "Gumm" foi recebido com risos de a audiência.  
 Existem várias versões sobre a origem de seu uso do nome Garland. Uma delas é   ,  a personagem de Carole Lombard, Lily Garland, no filme Twentieth Century (1934), 
que tocava no Oriental em Chicago.Outra é que as meninas escolheram o sobrenome após serem anunciadas como o trio " que parecia mais bonito do que uma guirlanda (garland)de flores".

  No final de 1934, as irmãs Gumm haviam mudado seu nome para Garland Sisters [Frances mudou seu nome para "Judy" logo depois, inspirada por uma canção popular ] O grupo se separou em agosto de 1935.

Patinho feio 

Em setembro de 1935, assinou um contrato com a MGM, mas  o estúdio não sabia o que fazer com ela, aos treze anos, ela era mais velha para ser estrela infantil tradicional e  muito jovem para as papéis adultos
Sempre   preocupada com a aparência,Judy se comparava a Ava Gardner, Lana Turner, Elizabeth Taylor, as verdadeiras beldades da época . A insegurança foi  aumentada por Louis B. Mayer, que se referiaa a ela como seu "pequeno corcunda" .
Esta baixa autoestima permaneceu pelo resto da vida,semente do vício em drogas e bebida,alimentado pela MGM que fornecia regularmente anfetamina para que semantivesse acordada e outras para que pudesse dormir..   e o estúdio negou, afirmando que era escolha da própria atriz.

 Foi criada uma fórmula,juntando Garland com Mickey Rooney em uma sequência dos   "musicais de quintal".  
 Judy e Mickey Rooney
O duo apareceu pela primeira vez juntos como personagens de apoio no filme B Thoroughbreds Don't Cry (1937). Garland  entrouno elenco do quarto filme da Hardy Family como a garota ao lado de Andy Hardy, personagem de Rooney, em Love Finds, Andy Hardy (1938),  m Babes in Arms (1939),  incluindo os filmes de Hardy Andy Hardy Meets Debutante (1940) e Life Begins para Andy Hardy (1941).

 Apesar do sucesso, precisava de uma garantia constante de que era talentosa e atraente.

O Mágico de OZ





  
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chase Johnsey -primeiro homem a interpretar papel feminino em uma companhia internacional de balé

  Chase Johnsey ,  ex-dançarino principal   dos  Ballets Trockadero de Monte Carlo,  atualmente dança com o mesmo status no  English Nationa...