quarta-feira, 14 de junho de 2023

"Morte em Veneza"52 anos depois :que aconteceu com Bjorn Andrésen ?

 


 Festival de Sundance 2021:

"O documentário "The Most Beautiful Boy in the World",da dupla sueca Kristina Lindström e Kristian Petri, traz fartas imagens de arquivo da época das filmagens de "Morte em Veneza", uma adaptação do romance de 1912 de Thomas Mann que marca 50 anos em 2021.

 O filme segue um compositor doente que se encanta por um jovem polonês (Tadzio) de férias com a família no mesmo hotel no Lido.

Um velho barbudo, magérrimo e de longos cabelos brancos está prestes a ser despejado de seu apartamento por conta da sujeira.

Bjorn Andrésen está com pouco mais de 60 anos, mas parece bem mais velho. Os diretores narram a trajetória de sua vida, dramática antes mesmo do encontro avassalador com Visconti que o fez rodar o mundo, com uma parada alongada no Japão.

"Björn teve muita relutância em fazer o filme no começo. Mas ele entendeu nossa visão. O rosto de Tadzio o assombrou a vida toda, e ele resolveu contar sua própria história", disse Petri ao público online de Sundance. "Filmamos por cinco anos. Ele foi nos convidando a entrar em sua vida. Não poderia ser de outra forma. Seria um horror se o explorássemos uma vez mais."

(Uol-Folha de São Paulo,7/2/2021)
 
*********



Björn Johan Andrésen
 (Estocolmo26 de janeiro de 1955) é um ator e músico sueco, famoso principalmente pelo seu trabalho no filme ítalo-francês de 1971 Morte em Veneza (Morte a Venezia) realizado pelo diretor de cinema italiano Luchino Visconti, com roteiro baseado no livro homônimo de Thomas Mann.
Antes do trabalho que o tornaria mundialmente conhecido,    apareceu nas telas, em 1970 ,no muito  pouco conhecido,  "En Kärlekshistoria" (Uma História de Amor Sueca) 
Depois  da fama internacional,Bjorrn  se tornou modelo  fotográfico e viveu algum tempo no Japão.
Consta que o autor da figura  do mangá (história em quadrinhos) ,um louro de olhos azuis, que foi introduzida nesta forma de arte oriental, se inspirou no personagem Tadzio. 

Como circulavam rumores nos Estados Unidos à época do lançamento do filme sobre se Andrésen era ou não homossexual,ele negou e depois contou seu desconforto ao ser forçado pelo diretor Luchino Visconti durante as filmagens a  "visitar um bar gay, onde atraiu a atenção de vários homens mais velhos". 

 *****
Andrésen também apareceu em vários outros filmes, como   incluem Pelikaanimies (2004), Kojan (1992) e Smugglarkungen (1985).

Além de  ator,  é músico profissional, e até pouco tempo se 
 apresentava e fazia turnê regularmente com a banda de dança Sven Erics. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elizabeth Bishop- cartas inéditas à última namorada

   E.Bishop e Alice Methfessel Lembrei dos tempos de Samambaia,  das poucas vezes em que lá estivemos em casa de "amigos"que, afin...