sábado, 31 de julho de 2021

Tchaikovsky e seus tormentos interiores




                                                               (1840 -1893)
  

  

Por vinte vezes, durante essa Olimpíada que se encerra, os atletas russos medalhistas de ouro  subiram ao pódio ao som do Concerto número 1 de
 Tchaikovsky , em lugar do hino nacional.
Explico a razão no texto anterior.
Clique aqui:

*********************

Minimini bio 


aqui nasceu o compositor
Pyotr Ilyich Tchaikovsky,compositor russo, nasceu em Votkinsk,   pequena cidade localizada nos Urais, em  7 de maio de 1840 .
Segundo filho de um engenheiro de minas.A mãe era de    de origem francesa.
A família era composta da meia-irmã Zinaïda,do primeiro casamento do pai ,do irmão mais velho Nicolai,  de Alexandra  (de quem era muito próximo) e  dos gêmeos  Anatole e Modeste. 
 
**
  O primeiro tormento  foi  ter uma  mãe não muito dedicada.Ela  foi para São Petersburgo em setembro de 1844, e o menino (aos 4 anos!) e sua irmã compuseram uma canção chamada Nossa Mãe em São Petersburgo
Na volta , veio junto uma governanta, Fanny Dürbach (1822-1901), que passou quatro anos com Tchaikovsky, preenchendo com carinho oa falta de interesse dessa mãe,gentil mas austera. 


Aos cinco anos começou a  estudar piano com Maria Paltchikova.   No século 19, os filhos de famílias ricas eram mandados a   instituições de educação especial que juntavam cultura ao direcionamento profissionalizante.  
O irmão mais velho, Nikolai, foi para o Instituto Tecnológico de São Petersburgo e família mudou-se para Alapayevsk em 1849, devido a a uma nova nomeação do pai.
Colégio Imperial de Jurisprudência

Aos dez anos Pyotr foi matriculado num  um internato para os dois anos preparatórios para o Colégio Imperial de Jurisprudência, a melhor escola para meninos do Império Russo
 A família se mudou novamente, desta vez para São Petersburgo. 

Mais um tormento: a partida da família foi uma experiência traumática para o hipersensível e frágil menino.

Outro trauma.Uma epidemia de escarlatina obriga os alunos do Colégio Imperial a a serem colocadas em quarentena por lei 
 Nikolai Modestovich Vakar, um amigo da família,sentindo pena do menino solitário o abriga em sua casa. 
Infectado, Pyotr passa o víruas ao filho do amigo  que morre  da doença.
Piotr  se considera  criminoso e afirma em suas cartas que essa culpa o levará a um destino trágico.

Adolescência

1852- Finalmente, Pyotr Tchaikovsky ingressou no Colégio Imperial de Jurisprudência e lá permaneceu até 1858. 

jovem estudante
Ali, os alunos tinham aulas de canto e de diversos instrumentos.Assistir a óperas,teatro e concerto fazia parte do currículo.
 
O rapaz recebeu uma excelente educação geral, enquanto continuava seus estudos de piano e ia
se delineando uma carreira musical.  

Em junho de 1854,mais uma perda : a mãe morre de cólera e a reação de Tchaikovsky foi 'mergulhar"na música para superar o vazio, época de suas primeiras composições.
 
Sua homossexualidade se manifesta de forma platônica em amigos,como Alexeï Apoukhtin ou Vladimir Gérard.  

***

 Tempo de estresse

Tchaikovsky estudou Direito em São Petersburgo, formou-se em 25 de maio de 1859 e foi contratado como secretário do Ministério da Justiça  Em 1861,   começou a ter aulas de teoria musical na Sociedade Musical Russa, com Nikolai Zaremba.  

Em 1863, desistiu do ministério para se dedicar à música.Estudou harmonia, contraponto e fuga, composição e instrumentação,  teve aulas de piano, flauta e harmonia, e se formou em dezembro de 1865.  Em 1866,  tornou-se professor de teoria musical (que ocupou até 1878), no recém-criado Conservatório de Moscou (que leva seu nome desde 1940). 

Foi durante este período que compôs 3 sinfonias e quase teve um colapso nervoso.  


Estresse total num casamento de fachada

1876- Nadejda von Meck grande admiradora do compositor, pagou-lhe uma pensão alimentícia de 6.000 rublos por ano durante treze anos. O imperador Alexandre III pagou-lhe 3.000 rublos por ano, pelo resto da vida, assim o compositor tinha vida estável e segura. 

Em 1877, Tchaikovsky dedicou sua quarta sinfonia à protetora Meck, que cortou a mesada assim que a orientacão sexual tornou-se assunto de conhecimento geral. 

Em 30 de julho do mesmo ano  na tentativa de "curar" sua homossexualidade, acabar com os boatos e garantir uma posição social, casou-se com 

Antonina Miliukova,

  uma de suas ex alunas(foto ao lado). Nem um pouco incomum,  casamentos de fachada continuam a acontecer até hoje

 O casamento,claro, foi um fracasso: dois meses depois, Tchaikovsky disse ao irmão que, "incapaz de suportar a visão da esposa por mais tempo, tentou suicídio mergulhando no rio Moskva para tentar contrair pneumonia". Mas não foi bem sucedido na tentativa,felizmente

 Logo depois da separação compôs  seu primeiro balé, Lago dos Cisnes, que fracassou devido a uma encenação inadequada.Somente 20 anos depois o balé foi remontado.  

*****

Viajar o mundo semeando música

1880- Aclamado na Rússia,   nome começou a ser conhecido no exterior, chegou a hora de viajar.   Encontro os  os grandes compositores de sua época: Johannes Brahms,   Antonín Dvořák e Edvard Grieg.Fica instalado em Paris e,dali,vai para a Itália.O país inspirou Capriccio italiano,  a Serenata para Cordas e a Abertura de 1812  . 

A morte de  Nikolai Rubinstein,um choque para  Tchaikovsky, resultou no Piano Trio, peça dedicada ao seu amigo falecido. 

Mudança para  uma casa perto de Klin, não muito longe de Moscou. Esta casa tornou-se,mais tarde, um museu dedicado ao compositor.  Ali foi escrita  a cantata Moscou para a coroação do czar Alexandre III (1883) , Manfred (1885), sua quinta sinfonia (1888), o segundo balé, A Bela Adormecida (1889), que foi um enorme sucesso, e   uma ópera baseada em um conto de Alexandre Pouchkine: La Dame de pike (1890) .

1891-Viagem aos Estados Unidos, participou  da inauguração do  Carnegie Hall em Nova York.

Seu terceiro balé,1892, O Quebra-Nozes foi composto no ano seguinte. 

 Dias finais

Tchaikovsky morreu em 6 de novembro de 1893 em São Petersburgo, no apartamento de seu irmão Modeste, nove dias após a estreia de sua sexta sinfonia “Patética”.

Teve funeral de Estado celebrado pelo Bispo de Narva, Dom Nicandre Moltchanov na Catedral de Nossa Senhora de Kazan, com a presença de quase 8.000 pessoas.  

O coro da catedral e o coro da Ópera Imperial Russa acompanharam a cerimônia.

  O  cólera é geralmente creditado como causa da morte. O compositor, teria bebido água não esterilizada e contraído a doença, como sua mãe .

Algumas informações falam em suicídio, tormento derradeiro,após a descoberta da relação com um jovem oficial. 


 *****

 Suíte do balé "O quebra nozes"
*2 min 55'  da Sinfonia número 6-Patética
pela Filarmônica de Berlim-Regente: Kirill Petrenko

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...