sábado, 15 de maio de 2021

Joana d'Arc -Padroeira da França

  

Jeanne D'Arc nasceu em Domrémy -la-Pucelle, província de Lorraine, no leste  da França, em 6 de janeiro de1412.
Morreu na fogueira  da Inquisição em 30 de maio de 1431, em Rouen.
Neste momento a Guerra dos Cem Anos estava no auge e uma  outra guerra,interna, acontecia entre as facções pró e contra a luta,envolvendo membros da Família Real francesa.

Filha de Isabelle Romée  e Jacques D'Arc e irmã de Pierre,Jacquemin, Catherine e Jean.

Quando buscava fotos para ilustrar o texto, o rosto da figura acima me impressionou por ser contemporâneo.
Fisionomias de mocinhas assim  estão por toda parte nos dias de hoje, mas esta adolescente  do século 15 assumiu a liderança militar das tropas de seu país na luta contra a ocupação inglesa.

Como vestia roupas masculinas, sempre atraiu atenção  sobre sua sexualidade.
Precisamente por conta do crossdressing foi julgada e condenada  mas,seis séculos depois e canonizada pela mesma Igreja Católica como santa, é a padroeira da França.

 No final de abril de 1431, sob tortura física e mental,Joana,embora analfabeta, "assinou" uma confissão  admitindo que usar roupas masculinas quebrava normas estritas da Igreja.
Poucos dias depois, retomou as roupas masculinas e o Tribunal que a acusou de "herege recidivante" decretou a pena de morte.
****
Em 30 de maio de1431, aos  dezenove anos de idade, Joana d'Arc foi queimada viva na fogueira, em Rouen. 


Vinte anos depois,Jean Brehal, um inquisidor, admitiu a injustiça e começou a investigar a legalidade do julgamento.    
Em 1909, foi beatificada e canonizada como santa em 1920.

Ao entrar na Notre Dame, em Paris, a gente  logo vê, à direita, sua imponente estátua,ao lado da outra santa francesa, Teresa de Lisieux,a nossa  conhecida Santa Teresinha do Menino Jesus. 
****
A Guerra dos Cem Anos



O  texto seguinte é da Wikipedia

"A expressão Guerra dos Cem Anos, surgida em meados do  séulo 14, , identifica uma série de conflitos armados, registrados de forma intermitente  de  1337 a 1453, envolvendo a  França e a Inglaterra Embora a guerra tenha durado 116 anos o tempo foi arredondado para 100. 
A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro. 
Ela foi a primeira grande guerra europeia que provocou profundas transformações na vida  econômica, social e política da Europa Ocidental.

A França foi apoiada pela Escócia, Boêmia,Castela e pelo Papado de Avignon.   

A Inglaterra teve por aliados os  flamengos,alemães e portugueses.  
A questão dinástica   que desencadeou a chamada Guerra dos Cem Anos ultrapassou o caráter  feudall das rivalidades político-militares da Idade Média   e marcou o teor dos futuros confrontos entre as grandes monarquias  da Europa."
 ***
 

**************************************** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...