"Retrato de Caravaggio" por Ottavio Leoni (1621) |
"Os sete atos de misericórdia" |
Potente, revolucionária,realista e, muitas vezes, chocante,sua obra revolucionou as artes no século 17.
Conheceu a fama ainda vivo e influenciou os grandes pintores que se seguiram.
A tal ponto que surgiu o "caravagismo", com obras caracterizadas pela predominância de cenas vigorosas com contrastes de luz e sombra.
Interessado na presença do mundano no mundo divino,muitas de suas pinturas possuem um conteúdo erótico-mesmo as de temática religiosa.
******************************************
Michelangelo Merisi ou Amerighi,o Caravaggio ,foi um pintor italiano nascido em Milão em 29 de setembro de 1571 e morto em 18 de julho de 1610, em Porto Ercole.
Filho de Fermo Merisi e Lucia Aratori,tinha dois irmãos e uma irmã.
Em 1577, por causa da peste, a família deixou Milão e voltou para a vila de Caravaggio (nome que o artista adotou mais tarde como pseudônimo) para escapar da epidemia, mas ali morreram o pai e os avós do pintor.
Em 1584, Michelangelo Merisi volta para Milão e torna-se discípulo de Simone Peterzano,que-por sua vez- tinha sido discípulo de Ticiano .
O aprendizado do jovem pintor prolongou-se por cerca de quatro anos, durante os quais aprendeu as lições dos mestres das escolas de pintura da Lombardia e Veneto.
Os primeiros trabalhos tiveram o apoio do cardeal Francesco del Monte, uma das maiores influências da época, que incentivou a introdução de elementos homoeróticos na obra do artista.
Alguns compradores, fascinados pelo realismo presente nas obras, ficaram ofendidos pela recusa em desenvolver encomenda de
temas religiosos nas telas.
Apesar das privações que enfrentou,foi com o patrocínio do Cardeal Del Monte que realizou cerca de 40 obras,a maioria delas retratando meninos jovens, como "O menino com cesta"(1593) e "O Jovem Bacco ,do mesmo ano.
Caravaggio tornou-se logo o mais importante e controvertido pintor de Roma,causando escândalos pelo envolvimento em brigas de rua,culminando por ,numa delas,ter matado o nobre Tommasini , durante um jogo de pallacorda, que no futuro inspiraria o tênis.
Também ferido, fugiu para Nápoles e enquanto seu perdão era pleiteado em Roma,f
ugiu para Gênova, Nápoles e procurou refúgio na ilha de Malta.
Ali foi introduzido na Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém, que o protegeu.
Até que mais um escândalo, possivelmente envolvendo ligação sexual com um jovem nobre,obrigou Caravaggio, mais uma vez, a fugir da execução de uma sentença judicial.
"Menino com cesta" |
Em 1577, por causa da peste, a família deixou Milão e voltou para a vila de Caravaggio (nome que o artista adotou mais tarde como pseudônimo) para escapar da epidemia, mas ali morreram o pai e os avós do pintor.
Em 1584, Michelangelo Merisi volta para Milão e torna-se discípulo de Simone Peterzano,que-por sua vez- tinha sido discípulo de Ticiano .
O aprendizado do jovem pintor prolongou-se por cerca de quatro anos, durante os quais aprendeu as lições dos mestres das escolas de pintura da Lombardia e Veneto.
Os primeiros trabalhos tiveram o apoio do cardeal Francesco del Monte, uma das maiores influências da época, que incentivou a introdução de elementos homoeróticos na obra do artista.
Alguns compradores, fascinados pelo realismo presente nas obras, ficaram ofendidos pela recusa em desenvolver encomenda de
Apesar das privações que enfrentou,foi com o patrocínio do Cardeal Del Monte que realizou cerca de 40 obras,a maioria delas retratando meninos jovens, como "O menino com cesta"(1593) e "O Jovem Bacco ,do mesmo ano.
Caravaggio tornou-se logo o mais importante e controvertido pintor de Roma,causando escândalos pelo envolvimento em brigas de rua,culminando por ,numa delas,ter matado o nobre Tommasini , durante um jogo de pallacorda, que no futuro inspiraria o tênis.
Também ferido, fugiu para Nápoles e enquanto seu perdão era pleiteado em Roma,f
Medusa |
Ali foi introduzido na Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém, que o protegeu.
Até que mais um escândalo, possivelmente envolvendo ligação sexual com um jovem nobre,obrigou Caravaggio, mais uma vez, a fugir da execução de uma sentença judicial.
"O Jovem Bacco" |
Transgressão pictórica
Caravaggio surpreendeu os contemporâneos ao carregar,literalmente,nas tintas do realismo da vida diária.
Considerado o criador do gênero das naturezas mortas,não escondeu as manchas e os amassados de cada fruta.
Na representação dos santos, inclusive da Sagrada Família,foi-se o uso de nuvens e chegaram as configurações comuns, movimento em lugar de figuras estáticas,trazendo a religião para a vida diária.
Eis a descrição do quadro
Madonna de Loretto,segundo um expert :
" Caravaggio ignora a famosa casa que- reza a lenda- foi milagrosamente salva pelos anjos à cidade italiana, e se concentra na Virgem e no Menino.Está em uma entrada sombreada para cumprimentar dois peregrinos com os pés sujos e os dedos retorcidos,sugerindo o imediatismo e acessibilidade do divino na vida comum."
Os Sete Atos de Misericórdia, sempre representados separadamente, foram pintados numa única cena de rua lotada em que as pessoas estão situadas no difícil contexto de suas realidades.
******
Sexualidade
Helen Langdon,biógrafa de Caravaggio , sustenta que "para um homem atraído por meninos jovens, seria difícil se relacionar com uma cortesã inteligente"
Na falta de evidências sobre a sexualidade de Caravaggio, a evidência é sua obra,onde o corpo feminino raramente é erotizado, mas ocorpo masculino é.
Continua Langdon:" Adolescentes, meninos e homens jovens são representados com cachos , tons de pele vibrantes, pernas musculosas e nádegas e seu olhar se envolve diretamente o espectador (presumivelmente do sexo masculino)".
*******
Morte misteriosa ou
Toda transgressão será castigada
Aqui transcrevo resumo do laudo das especialistas Orietta Verdi e Francesca Curti, do Arquivo do Estado Italiano, a propósito da morte do artista:
Saindo de Nápoles, onde, entre outras coisas,tinha sido vítima no passado de agressão misteriosa e violenta, Caravaggio estava indo para Roma, onde esperava conseguir um perdão para a sentença de morte pairando sobre sua cabeça por anos.
Era julho 1610, quando ele zarpou do porto de Chiaia,levando três telas para o cardeal Scipione, que teriam objetivo de ajudar a conseguir o perdão papal. Mas nunca chegou a Roma em Roma, ele nunca veio.A história oficial diz que morreu de doença em Porto Ercole.
Mas nessa história, de acordo com o historiados napolitano Vicenzo Pacelli, há algo errado.
Especialmente entre Palo, onde certamente Caravaggio esteve (há documentos que comprovem a sua detenção em Orsini) e Porto Ercole, onde o pintor teria vindo "a pé", por quilômetros, em região pantanosa
Pacelli cita a correspondência entre o Núncio e o Secretário de Estado do Vaticano, em que "curiosamente nega a notícia de que Caravaggio morreu em Procida, um lugar com o qual Caravaggio nunca teve nada a ver para, em seguida, indicar a localização de Porto Ercole ".
Giulio Mancini, médico de Caravaggio,at]testou que o pintor morreu em Civitavecchia, "mas nesse documento, o local é excluído e, em seguida, corrigido por outro, Porto Ercole."
Mancini também fala da morte "violenta", bem como Francesco Bolvito Teatini ,bibliotecário, que em 1630 escreveu que "o pintor foi assassinado
."Seria uma farsa, de acordo com Pacelli, até mesmo o documento encontrado em 2001, atestando a morte de Caravaggio em Porto Ercole, levando-o de volta no tempo por um ano até 18 de julho de 1609."
Repetindo :a data oficial é 18 de julho de 1610.
***************************
Caravaggio no Brasil em 2012 e Documentário "Mestre dos Pincéis e da Espada"
https://www.youtube.com/watch?v=peR3MzJnxOQ
*13 páginas com as obras completas
http://www.caravaggio-foundation.org/the-complete-works.html
*Caravaggio no Brasil em 2012
clique aqui:
http://guia.uol.com.br/sao-paulo/exposicoes/noticias/2012/07/31/masp-recebe-obras-de-caravaggio-que-saem-da-italia-pela-primeira-vez.htm#fotoNav=14
*Pequena galeria de obras
http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/as-obras-de-caravaggio
Caravaggio surpreendeu os contemporâneos ao carregar,literalmente,nas tintas do realismo da vida diária.
Considerado o criador do gênero das naturezas mortas,não escondeu as manchas e os amassados de cada fruta.
Na representação dos santos, inclusive da Sagrada Família,foi-se o uso de nuvens e chegaram as configurações comuns, movimento em lugar de figuras estáticas,trazendo a religião para a vida diária.
Eis a descrição do quadro
Madonna de Loretto,segundo um expert :
Madonna do Loreto (detalhe) 1603 |
Os Sete Atos de Misericórdia, sempre representados separadamente, foram pintados numa única cena de rua lotada em que as pessoas estão situadas no difícil contexto de suas realidades.
******
Sexualidade
Helen Langdon,biógrafa de Caravaggio , sustenta que "para um homem atraído por meninos jovens, seria difícil se relacionar com uma cortesã inteligente"
Na falta de evidências sobre a sexualidade de Caravaggio, a evidência é sua obra,onde o corpo feminino raramente é erotizado, mas ocorpo masculino é.
Continua Langdon:" Adolescentes, meninos e homens jovens são representados com cachos , tons de pele vibrantes, pernas musculosas e nádegas e seu olhar se envolve diretamente o espectador (presumivelmente do sexo masculino)".
*******
Morte misteriosa ou
Toda transgressão será castigada
Aqui transcrevo resumo do laudo das especialistas Orietta Verdi e Francesca Curti, do Arquivo do Estado Italiano, a propósito da morte do artista:
São Francisco |
Era julho 1610, quando ele zarpou do porto de Chiaia,levando três telas para o cardeal Scipione, que teriam objetivo de ajudar a conseguir o perdão papal. Mas nunca chegou a Roma em Roma, ele nunca veio.A história oficial diz que morreu de doença em Porto Ercole.
Mas nessa história, de acordo com o historiados napolitano Vicenzo Pacelli, há algo errado.
Especialmente entre Palo, onde certamente Caravaggio esteve (há documentos que comprovem a sua detenção em Orsini) e Porto Ercole, onde o pintor teria vindo "a pé", por quilômetros, em região pantanosa
Pacelli cita a correspondência entre o Núncio e o Secretário de Estado do Vaticano, em que "curiosamente nega a notícia de que Caravaggio morreu em Procida, um lugar com o qual Caravaggio nunca teve nada a ver para, em seguida, indicar a localização de Porto Ercole ".
Giulio Mancini, médico de Caravaggio,at]testou que o pintor morreu em Civitavecchia, "mas nesse documento, o local é excluído e, em seguida, corrigido por outro, Porto Ercole."
Mancini também fala da morte "violenta", bem como Francesco Bolvito Teatini ,bibliotecário, que em 1630 escreveu que "o pintor foi assassinado
."Seria uma farsa, de acordo com Pacelli, até mesmo o documento encontrado em 2001, atestando a morte de Caravaggio em Porto Ercole, levando-o de volta no tempo por um ano até 18 de julho de 1609."
Repetindo :a data oficial é 18 de julho de 1610.
***************************
Caravaggio no Brasil em 2012 e Documentário "Mestre dos Pincéis e da Espada"
https://www.youtube.com/watch?v=peR3MzJnxOQ
*13 páginas com as obras completas
http://www.caravaggio-foundation.org/the-complete-works.html
*Caravaggio no Brasil em 2012
clique aqui:
http://guia.uol.com.br/sao-paulo/exposicoes/noticias/2012/07/31/masp-recebe-obras-de-caravaggio-que-saem-da-italia-pela-primeira-vez.htm#fotoNav=14
*Pequena galeria de obras
http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/as-obras-de-caravaggio
Nenhum comentário:
Postar um comentário