Da home do G1 -"A morte de um juiz da Suprema Corte de Justiça é sempre algo importante nos Estados Unidos. Mas a de Ruth Bader Ginsburg é um terremoto com consequências imprevisíveis para o país.
Ela morreu em 18 de setembro aos 87 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas e era um ícone feminista e progressista da mais alta corte dos Estados Unidos para questões como igualdade de gênero, imigração, aborto,direitos LGBTQ e casamento igualitário.""
********
Juiz do Supremo é um cargo vitalício e, com a morte de Ruth, morrer, pode colocar no Supremo Tribunal algum correligionário que lhe garanta maioria conservadora de 6 a 3. Uma perda,realmente, irreparável no atual contexto.
*********
O estado de Nova York decidiu erguer uma estátua em memória de Ruth Bader Ginsburg no Brooklyn, onde a ilustre magistrada e ícone feminista cresceu.
A juíza do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, que morreu aos 87 anos, "foi uma figura monumental na luta pela igualdade e todos concordamos que ela merece um monumento em sua homenagem", O governador Andrew Cuomo disse em um comunicado no sábado.
“Nova York lamenta a morte da juíza Ginsburg, mas lembra com orgulho que sua incrível jornada começou aqui no Brooklyn”, acrescentou o democrata.
Ruth Bader nasceu em 15 de março de 1933 em uma família judia neste bairro então operário, do qual ela sempre manteve contato. Formada pela Columbia University em Nova York, trabalhou lá por alguns anos como professora.
"Sua cidade e o mundo estão de luto"
O prefeito Bill de Blasio também prestou homenagem a esta "menina do Brooklyn, um espírito tenaz que impulsionou nosso país rumo a mais justiça, igualdade e moralidade".
“Sua cidade e o mundo estão de luto”, ele tuitou.
O governador Cuomo vai agora nomear uma comissão que vai escolher o artista responsável por fazer esta obra e onde erguê-la.
Ruth Bader Ginsburg ganhou destaque como advogada na década de 1970, vencendo várias batalhas judiciais que derrubaram uma série de leis que discriminavam as mulheres.
A morte daquele que os jovens americanos rebatizaram de "Notorious RBG" em referência ao rapper assassinado Notorious BIG gerou uma avalanche de elogios, mas também abriu uma nova frente política em uma já tensa campanha eleitoral.
As golas da Juíza
Um colar feito com delicados fios de lã em uma trama de crochê produzido na África do Sul era o preferido, numa coleção de adereços , para compor o uniforme de trabalho de uma mulher que se tornou referência progressista na Suprema Corte dos Estados Unidos.
Tributos
Um sobrinho pediu que a RBGo ajudasse a escrever um roteiro sobre um de seus primeiros casos em defesa de direitos iguais para homens e mulheres.
"Suprema", com roteiro escrito com grande participação da juíza, foi protagonizado por Felicity Jones.
A atriz indicada ao Oscar vive uma Ruth jovem, que se divide entre as responsabilidades de mãe de primeira viagem e a tentativa de fazer carreira como advogada nos anos 1960 e 1970.
No Brasil, ele chegou aos cinemas em março de 2019
"A Juíza ""
Trailer do documentário legendado:
https://www.youtube.com/watch?v=GRKwrnMbi9E
Nenhum comentário:
Postar um comentário