quarta-feira, 3 de julho de 2019

Marcel Duchamp







 A propósito da releitura de sua obra,  visitei  expo "No place like Home" ,do Centro Cultural de Belém, Lisboa

 http://textosdetherezapires.blogspot.pt/2018/04/no-place-like-home-no-cetro-cultural.html

 ***************************



MARCEL DUCHAMP



 




Caixa Maleta
O grande vidro

"O grande inimigo da arte é o bom gosto" 




                                                Marcel Duchamp 
                                      
( *28 de julho de 1887, Blainville Crevon

+2 de outubro de 1968, Neuilly-sur-Seine) 
\

 Os trabalhos  de Marcel Duchamp ,autor do famoso urinol ou Fonte, de 1917, da Gioconda de bigodes  e da Roda de Bicicleta "desestabilizam o establishment", com seus ready mades:simplesmente objetos do dia a dia .A partir daí,essa nova significação confere ao objeto o status de obra de arteA justificativa de Duchamp é que um objeto comum escolhido pelo artista, tendo sido repensado, passa a ter sua função artística inserido no ambiente da Museologia.
A Fonte
Ele foi um excelente jogador de xadrez,participou  diversas vezes do campeonato francês da categoria e fez parte da equipe francesa das Olimpíadas de Xadrez em Haye (1928) Hamburgo (1930)Praga (1931) e Folkestone em 1933 .

O xadrez é  considerado o jogo mais intelectual dos praticados no mundo, pelo seu aspecto artístico, científico e competitivo.
Diante do tabuleiro e aguardando o lance do adversário, a mente do artista deve ter voado ao infinito para conceber suas polêmicas obras.

*******

************
Henri Robert 
Marcel Duchamp  nasceu em 28 de julho de 1887  em Blainville-Crevon,no departamento da Seine Marítima,França, cercado de arte por todos os lados.Filho do tabelião Eugène e de Marie Caroline,musicista.Os avós  passaram aos descendentes os gens e o interesse pela arte.  Marcel foi o terceiro filho de uma prole de sete, entre os quais  o escultor Raymond Duchamp Villon  (1876-1918) e os pintores Jacques Villon (Gaston Duchamp, 1875-1963) eSuzanne Duchamp (1889-1963)

 Sempre será lembrado como inventor do ready made  e como  artista que transitou pelo futurismo, cubismo, dadaísmo sem se fixar em nenhuma corrente.
 Foi em 1913 que causou escândalo na exposição Armory New York apresentando seu "Nu descendo a escada".

Nu descendo escada
Roda de bicicleta
No mesmo ano apresentou a  "Roda de Bicicleta" apoiada num tamborete, dois objetos comuns e a mão do artista realizando a colagem tridimensional.

O mais famoso "ready made"foi exposto em 1914, um  simples porta-garrafas,quinquilharia comprada no Bazar de l'Hotel de Ville

 Instalado nos Estados Unidos em 1915,Duchamp  começa a  inscrever mensagens nos seus trabalhos "para que a dimensão verbal fique subentendida no espírito do espectador  e na percepção da obra"
Paris, 1919- Bigodes  e barba colocados a lápis na Gioconda de Leonardo da Vinci  a transformam numa das mais provocantes imagens da pintura ocidental.
Madame Rrose Sélavy

Outro curioso exemplo da ironia de Duchamp foi o alter ego Madame Rrose Sélavy (c'est la vie- é a vida), inspiração para outro ready made famoso e modelo para uma série de fotos de Man Ray



A inscrição L.H.O.O.Q, lida rapidamente, dá , em francês.   « Elle a chaud au cul »( algo tipo "ela sente calor na na bunda")

Sem dúvida uma grosseria  alusiva  à homossexualidade de Da Vinci,transformando a Monalisa em hermafrodita. 


 L H O  O  Q



***********

"Entre 1915 e 1923 o artista dedicou-se à sua obra principal, "O grande vidro", pintura a óleo sobre uma placa de vidro duplo dividido em duas seções. A parte superior chamou de "A noiva desnudada pelos seus celibatários, mesmo"; e a inferior, "Moinho de chocolate". Toda a obra é um pseudomaquinismo: a "noiva" é um aparato mecânico, assim como os "celibatários". Contendo vários níveis de significação, várias hipóteses foram formuladas pela crítica para descobrir o sentido de sua complicada mitologia.

Para Giulio Carlo Argan, "O grande vidro" foi desenvolvido "em torno de significados erótico-místicos, joga com a transparência do espaço, com o significado alquímico e simbólico, com o conceito de 'andrógino', inato em todos os indivíduos".

Coincidir arte e vida


Após "O grande vidro", Duchamp dedicou-se aos mecanismos ópticos - que chamou de "rotorrelevos". Em 1941 executa uma "caixa-maleta", contendo modelos reduzidos de suas obras, e, em 1943, a "Caixa verde", contendo fotos, desenhos, cálculos e notas. 
A partir de 1957 vive em Nova York, dedicando-se à sua paixão pelo jogo de xadrez. Seu silêncio parece uma redução da capacidade inventiva, mas após sua morte descobre-se que o artista estivera trabalhando secretamente na construção de um "ambiente": um quarto fechado onde repousa uma figura em cera, cercada de vegetações. O ambiente só pode ser visto, por determinação do artista, por um orifício da porta."






   (fonte do texto em vermelho UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...