A propósito da releitura de sua obra, visitei expo "No place like Home" ,do Centro Cultural de Belém, Lisboa
http://textosdetherezapires.blogspot.pt/2018/04/no-place-like-home-no-cetro-cultural.html
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MARCEL DUCHAMP
Caixa Maleta |
O grande vidro |
Marcel Duchamp
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Os trabalhos de Marcel Duchamp ,autor do famoso urinol ou Fonte, de 1917, da Gioconda de bigodes e da Roda de Bicicleta "desestabilizam o establishment", com seus ready mades:simplesmente objetos do dia a dia .A partir daí,essa nova significação confere ao objeto o status de obra de arteA justificativa de Duchamp é que um objeto comum escolhido pelo artista, tendo sido repensado, passa a ter sua função artística inserido no ambiente da Museologia.
A Fonte |
O xadrez é considerado o jogo mais intelectual dos praticados no mundo, pelo seu aspecto artístico, científico e competitivo.
Diante do tabuleiro e aguardando o lance do adversário, a mente do artista deve ter voado ao infinito para conceber suas polêmicas obras.
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************Henri Robert Marcel Duchamp nasceu em 28 de julho de 1887 em Blainville-Crevon,no departamento da Seine Marítima,França, cercado de arte por todos os lados.Filho do tabelião Eugène e de Marie Caroline,musicista.Os avós passaram aos descendentes os gens e o interesse pela arte. Marcel foi o terceiro filho de uma prole de sete, entre os quais o escultor Raymond Duchamp Villon (1876-1918) e os pintores Jacques Villon (Gaston Duchamp, 1875-1963) eSuzanne Duchamp (1889-1963)
Sempre será lembrado como inventor do ready made e como artista que transitou pelo futurismo, cubismo, dadaísmo sem se fixar em nenhuma corrente.
Foi em 1913 que causou escândalo na exposição Armory New York apresentando seu "Nu descendo a escada".
Nu descendo escada |
Roda de bicicleta |
O mais famoso "ready made"foi exposto em 1914, um simples porta-garrafas,quinquilharia comprada no Bazar de l'Hotel de Ville
Instalado nos Estados Unidos em 1915,Duchamp começa a inscrever mensagens nos seus trabalhos "para que a dimensão verbal fique subentendida no espírito do espectador e na percepção da obra"
Paris, 1919- Bigodes e barba colocados a lápis na Gioconda de Leonardo da Vinci a transformam numa das mais provocantes imagens da pintura ocidental.Madame Rrose Sélavy
Outro curioso exemplo da ironia de Duchamp foi o alter ego Madame Rrose Sélavy (c'est la vie- é a vida), inspiração para outro ready made famoso e modelo para uma série de fotos de Man Ray
A inscrição L.H.O.O.Q, lida rapidamente, dá , em francês. « Elle a chaud au cul »( algo tipo "ela sente calor na na bunda")
Sem dúvida uma grosseria alusiva à homossexualidade de Da Vinci,transformando a Monalisa em hermafrodita.
(fonte do texto em vermelho UOL Educação
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