sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Prefeito gay de Paris (entre 2001 e 2014)


Bertrand Delanoë




Bertrand Delanoë, nascido em 30 de Maio de 1950 em Tunis ,Tunísia, então um protetorado francês, é um   membro do Partido Socialista, que exerceu vários cargos públicos importantes:desde 1977 como membro do Conselho de Paris,deputado entre 1981 e 1986,senador de 1995 a 2001 e prefeito de Paris em 2001,reeleito em 2008 até 2014,quando foi sucedido por  Anne Hidalgo .

*************

Texto de Laura Bopp
que traduzi e adaptei

O slogan de Delanoë "Changeons d'ère-vamos mudar a era" é uma   corruptela de "Changeons d'air" ("Vamos mudar o ar"). 
Reduzir a poluição do ar, especialmente a causada por emissões de veículos, foi parte de seu programa para a mudança, que incluiu a expansão de creches para as crianças, ofereceu habitação a preços acessíveis, melhorou os serviços para os deficientes e idosos e colocou mais policiais na rua para combater o crime. 
Ele também se comprometeu a tornar Paris mais acolhedora, moderna e emocionante para os moradores e turistas.

A orientação sexual de Delanoë não foi problema na campanha,  adversários e apoiadores não se preocuparam com sua vida privada . 

Mas a abertura sobre sua homossexualidade se refletiu no surgimento de Paris como um centro europeu de cultura glbtq na década de 1990, com um a consolidação de um bairro "simpatizante" , Le Marais, com cada vez mais grandes paradas de orgulho gay e desfiles.


Após vencer a eleição em março de 2001, Delanoë rapidamente começou a implementar seus programas. 

Abordou o duplo problema da poluição do ar e congestionamento de tráfego através da criação de faixas especiais para ônibus e bicicletas,para encorajar os parisienses a utilizar formas de transporte diferente de carros particulares. 

Também ordenou o fechamento de uma via expressa ao longo da margem direita do Sena, durante os meses de verão. 
A última idéia logo evoluiu para Paris Praia ("Paris Beach") a   praia com areia anualmente "montada", em julho e agosto. 
O projeto, que recebeu altos patrocínios de empresas, se tornou muito popular entre parisienses e atrai inúmeros visitantes à cidade.

Imediatamente após o início de seu mandato, Delanoë fez um grande esforço para trazer os Jogos Olímpicos de 2012 para Paris. A oferta era atraente o suficiente para tornar a cidade uma das finalistas, mas o Comitê Olímpico Internacional escolheu   Londres.

Em 2002, apoiou a Parada do Orgulho Gay de Paris, que atraiu um público recorde de mais de 500.000 participantes.

Um dos eventos culturais que Delanoë introduziu é a anual "Nuit Blanche", gíria francesa para "noite de insônia", um festival de música, dança e arte realizado durante a madrugada em espaços públicos e museus.

A celebração inaugural foi realizada na noite de 05 para 06 de outubro de 2002. Delanoë se misturou ao povo para participar das festividades em vários locais  da capital, mas em torno de 2:30 da manhã, enquanto cumprimentava pessoas na sala de recepção do Hôtel de Ville ( prédio da prefeitura), ele foi  atacado e esfaqueado por Azedine Berkane, que foi preso em flagrante. 

Apesar de gravemente ferido, Delanoë permaneceu no controle da situação. Com "sua voz cheia de autoridade, muito calma", de acordo com o vice-prefeito Christophe Gérard, deu ordens para que o festival continuasse como planejado.

As facadas que sofreu por pouco não foram fatais. 

Uma ação médica imediata e cirurgia salvaram sua vida. 
A recuperação   levou vários meses, mas foi completa,

Berkane, portava uma faca de tamanho grande,mas  não parece ter premeditado a tentativa de assassinato de Delanoë, que não havia   programado estar no Hôtel de Ville naquele momento.




Homofobia

Após ser preso, Berkane, que estava desempregado e tinha um longo histórico criminal de violência, uso de drogas e roubo, disse à polícia que  "não gostava de políticos e particularmente não gostava de homossexuais" e que como estava próximo a um "notório homossexual", ele, como o "obediente ao Alcorão," se sentiu obrigado a atacá-Delanoë, porque "o Alcorão defende a execução de homossexuais."

 Considerado mentalmente deficiente para ser julgado, Berkane foi mandado para um hospital psiquiátrico em 2004, mas em abril de 2007,depois de ter sido submetido a uma experiência de liberdade condicional de três meses acompanhada de um ckeck-in,fugiu 

Foi recapturado,voltou à clínica psiquiátrica, e foi colocado em uma ala de segurança máxima.

A tentativa de assassinato em Delanoë, um crime de ódio motivado pela homofobia e fanatismo religioso,mostrou  a vulnerabilidade da comunidade LGBT mesmo num lugar tão famoso por sua tolerância como Paris.


*****

No esforço contínuo para reduzir o congestionamento ea poluição resultante, Delanoë criou uma nova rota que circunda Paris   tornando possível para os moradores  da periferia viajar para os seus destinos sem ter que passar pelo centro da cidade . 

Para tornar a cidade mais verde e mais limpa, milhares de árvores foram  plantadas ao lado da nova linha.

******

Reconhecendo a importância da tecnologia, Delanoë apoiou  projeto para tornar o acesso gratuito à internet sem fio amplamente disponível. 

O programa começou por prestação de serviço em edifícios e parques públicos e a prefeitura criou  incentivos fiscais para as empresas que instalassem  cabos de fibra ótica em toda a cidade.   
Manteve contato com seus eleitores através de reuniões informais prefeitura duas vezes por mês em locais de todos os arrondissements da cidade (distritos).

Delanoë goza de uma reputação de franqueza e honestidade e se dedicou-com sucesso-a melhorar  a qualidade de vida em Paris.

**********************************







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...