terça-feira, 16 de setembro de 2014

Greta Garbo (1905-1990)




 A estratégia do recolhimento



Nascida  Greta Lovisa Gustafsson  em Estocolmo, Suécia, foi a filha caçula de  Karl Alfred Gustaffsson e  Anna Lovisa Johnasson (1872-1944), tinha uma irmã Alva e um irmão Steven.
Ao perder o pai aos 14 anos, Greta deixou a escola e começou a trabalhar para sustentar a família.  Foi auxiliar em um salão de cabelereiro e vendedora em loja de roupas femininas onde, muitas vezes, serviu como modelo para as peças publicitárias da empresa.
Durante a filmagem de um comercial em 1920,  foi descoberta pelo diretor de cinema Eric Petscher, que lhe ofereceu um pequeno papel no filme  “Peter le vagabond”, de 1921.

Entre 1922 e 1924,  entrou para a Academia Real de Arte Dramática, onde aperfeiçoou seu talento e  conheceu o diretor Mauritz Stiller, que além de professor de técnicas cinematográficas, e ofereceu-lhe papel de destaque no filme “A lenda de Gösta Berling”,  de 1924.
Já com o nome Greta Garbo, filma com o alemão  Georg Wilhelm Pabst “La rue sans joie”, em  1925.

Mauritz Stiller, convidado para trabalhar para a MGM insiste com Garbo que o acompanhe. 
O sucesso foi inesperado. As primeiras aparições em filmes mudos  “The Torrent” (1926), “ Flesh and the Devi” (1927) e Anna Karenina alcançaram tamanho sucesso que Garbo  tornou-se a atrz mais reverenciada de seu tempo.
Nesses primeiros anos hollywoodianos,  manteve uma relação com  John Gilbert,  astro do cinema mudo.



Muitos atores e atrizes viram suas carreiras virarem  pó com  chegada do cinema falado, com  Garbo aconteceu exatamente o contrário – sua carreira tomou novo impulso. 
Em 1930,  o filme  Anna Christie, que tinha como slogan “Garbo fala ! (Garbo talks), mostrou ao público a voz sexy , grave e com ligeiro sotaque sueco.
Um público recorde assistiu  “Mata Hari” e “Grand Hôtel”,   em 1932 e  “Rainha Cristina”, em 1934.s
Sua interpretação de  “ Dama das Camélias” foi considerada a melhor de todos os tempos. Como em uma das cena sua personagem tinha acesso de riso, ”Garbo ri!” foi o gancho que os publicitários dos estúdios inventaram para lançar Ninotchka, em 1939.

Sempre fugindo da imprensa  e das de fofocas, tornou uma das falas de “Grande Hotel” como lema de sua vida particular : ”Quero ficar sozinha” (“ I want to be alone”).
Não dava autógrafos, nem entrevistas, não respondia cartas de fans e não comparecia a estréias de seus filmes e, a partir de um certo tempo, parou de aparecer em público. 

A atriz, já recolhida, que havia trabalhado em 20 filmes, recebeu um Oscar de honra, pelo conjunto de obra, em 1955.
Greta Garbo naturalizou-se norte-americana em 1951 e comprou um apartamento em Nova York, onde viveu até o fim de seus dias.  
  
Morreu em 1990, aos 84 anos  na cidade que escolheu para viver, onde  tentava passear incógnita e escondida atrás de grandes óculos escuros. Foi perseguida até o final pelos paparazzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos símbolos do movimento LGBTQIA+

    A IMAGEM É A MENSAGEM Em 1970, após os acontecimentos de Stonewall, a décima primeira letra do alfabeto grego, Λ (minúscula: λ) ou lambd...