quarta-feira, 17 de abril de 2019

Charles Demuth- (1883-1935) Arte americana de vanguarda



Traduzi o texto de Mark Allen Swede
***************
Além de ter pertencido à vanguarda dos  pintores modernistas da América, Charles Demuth também foi um dos primeiros artistas no país a expor sua identidade gay através  de representações positivas do desejo homossexual.
Demuth, filho de um comerciante bem sucedido, tinha tranquilidade financeira para prosseguir  sua visão artística sem se importar  com a opinião pública - tanto sobre a estética quanto sobre a sexualidade.
Seu talento assegurou qualidade inatacável  mesmo nos trabalhos mais provocantes.
Nasceu em 08 de novembro de 1883, em Lancaster, Pensilvânia e desde tenra idade, sofria com a  saúde frágil .
Graduou-se Franklin and Marshall Academy e estudou pintura na Academia de Belas Artes da Pensilvânia , onde a prevalecia a inflluência do ex- membro do corpo docente Thomas Eakins,  pintor de obras importantes de conteúdo homoerótico.
  Assim, Demuth começou a trabalhar de uma forma realista, mas sua admiração para o esteticismo de Aubrey Beardsley e Oscar Wilde predispôs  certa estilização expressiva (para não mencionar as atitudes liberais sobre identidade sexual).
Demuth conheceu o cubismo e outras inovações pictóricas durante uma viagem a Paris  em1907,lições que foram reforçadas por visitas posteriores à galeria Alfred Steiglitz ,em Nova York, expoente do modernismo.
Nesse contexto, os estudos das figuras eróticas de Auguste Rodin e aquarelas expressionistas de John Marin foram particularmente inspiradoras, e em 1912 o próprio trabalho de Demuth começou a exibir características modernistas.
Em 1912, começou um relacionamento com o colega e conterrâneo  Robert Locher , que foi o  parceiro de toda a vida.
Na segunda viagem a Paris , também em 1912, iniciou-se  a sua amizade  com Marsden Hartley, um pintor gay um pouco mais velho, que introduziu Demuth no círculo de intelectuais e artistas americanos expatriados , entre eles Gertrude Stein, bem como colegas europeus gays.
Hartley também serviu como um mentor de estilo quando Demuth começou a explorar abstração no final da década .
 Além disso, um trabalho da série ressaltou participação pessoal de Demuth em tais assuntos , mostrando -se nu
Outras séries, como as do vaudeville e do circo (1917-1919) , continham referências simbólicas para a sexualidade gay , enquanto que uma obra como Marinheiros da dança (1918) mostra claramente latente desejo erótico entre homens , mesmo quando dançam com as mulheres.
Demuth é mais conhecido pelo preciosismo de suas  pinturas da década de 1920 , obras inspiradas por paisagens de Cézanne , composições construtivistas e - mais perto de casa - abstrações de Hartley
Sua contribuição histórica mais significativa para a causa LGBT  foi a maneira audaciosa como respondeu à homofobia que   que cumprimentou seu trabalho Distinguished Air ,de 1930 (abaixo).
Demuth retratou uma situação em uma abertura da exposição , em que um casal masculino admira escultura notoriamente priápica de Constantin Brancusi , a princesa X, enquanto um homem aparentemente em linha reta galeria freqüentador admira a virilha de um dos homens gays.
Quando várias exposições recusaram-se a inclui-lo, Demuth respondeu criando abertamente aquarelas homoeróticas de marinheiros que se despiam , se acariciavam e até mesmo urinavamem companhia um do outro .
Estas obras foram executadas durante um período de dois anos, perto do fim de sua vida, quando a debilidade física  forçou a  mudança do seu ambiente cosmopolita para  a pequena cidade natal  conservadora  na Pensilvânia. 
Estas obras constituem uma demonstração de coragem e auto-estima que não se repetiu mais na obra de  outros artistas gays.
Demuth morreu em 23 de outubro de 1935, de complicações da diabetes. 
Legou suas aquarelas para Locher.
 
 My Egypt


********************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

31 de março : Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição | Golpe militar no Brasil 1964 : Triste coincidência

  Em Portugal: A Resolução da Assembleia da República n.º 20/2020 Consagra o dia  31 de março  como  Dia Nacional da Memória das Vítimas da ...