quarta-feira, 6 de março de 2019

Diana Nyad e a travessia do Estreito da Flórida





Diana Nyad. aos 64 anos,  fez história ao se tornar a primeira pessoa a  nadar os 180 km que separam Cuba da Flórida , "um sonho ao longo da vida",sem a segurança de uma gaiola de tubarão  e após 53 horas ,entre 2 e 3 de setembro de  2013.  

Alistair Jamieson e Connor Tracy da NBC News,reportaram  o aspecto da atleta:" a língua e os lábios estavam inchados pelo sol e pela água do mar, e ela teve escoriações na boca de  por conta de uma máscara de silicone especial destinada a manter a água-viva afastada,na baía".  

Antes ,uma nadadora australiana, Susie Maroney , já havia atravessado o estreito da Flórida em 1977.mas  usando uma gaiola de proteção.

 Diana ficou famosa como nadadora de longa distância e,mais tarde,tornou-se respeitada comentarista esportiva na televisão e no rádio nos Estados Unidos. Nos últimos anos, dedica-se `as questões de direitos LGBT, especialmente nos esportes.
Nadou no Canal de Suez, no Mar do Norte ,  no  rio Nilo , no rio Paraná, na Argentina, na Baía de Nápoles , e ns Grande Barreira de Corais da Austrália.

Em 1979,seus 102,5 quilômetros a partir das Bahamas para a Flórida estabeleceram um recorde que tinha permanecido  até agora como o mais longo mergulho por um atleta sem  usar uma gaiola de tubarão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

31 de março : Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição | Golpe militar no Brasil 1964 : Triste coincidência

  Em Portugal: A Resolução da Assembleia da República n.º 20/2020 Consagra o dia  31 de março  como  Dia Nacional da Memória das Vítimas da ...