sábado, 27 de outubro de 2018

João W. Nery, ícone do movimento de homens trans, morre aos 68 anos

 



HISTÓRIA DE LUTA
João tornou-se conhecido como o primeiro homem trans a ser operado no Brasil, a dar entrevistas e palestras em todo o Brasil, por militar em prol dos direitos das pessoas LGBT, sobretudo dos homens trans e transmasculinos, e por escrever quatro livros, sendo o mais conhecido “Viagem Solitária“, que deve virar filme, e outro que ainda vai ser publicado.
Em Viagem Solitária, ele conta todas as pelejas que passou ao ser designado mulher ao nascer, ser reconhecer como homem  e lutar por essa identidade num período de grande repressão e invisibilidade.

Chegou a trocar os documentos de maneira ilegal, dizendo que nunca teve, perdendo automaticamente a formação legal de psicólogo. E até passar por cirurgia no peitoral num tempo em que cirurgiões eram processados.
Apostando na visibilidade para que outros homens trans e transmasculinos se percebam, foi entrevistado por Marília Gabriela, Jô Soares e diversas vezes pelo NLUCON – sendo a primeira entrevista em 2012.

À nós, João falou sobre experiência de infância à velhice, fez reflexões sobre ser homem e declarou não ter vergonha do passado.  “Tudo o que eu vivi contribuiu para o que eu sou hoje. Tudo é válido. Eu adoro a Joana, de verdade, sem ela eu não teria chegado ao João.
Comigo não tem esse negócio de “Vou apagar meu passado”, “Quero esquecer que fui mulher”. Porra nenhuma! Eu acho ótimo. Se eu tivesse nascido em um corpo de homem, talvez tivesse virado um babaca qualquer”.

Foi homenageado e teve o trabalho reconhecido diversas vezes por coletivos trans e LGBT, chegando a dar nome ao PL 5002/2013 – a Lei de Identidade de Gênero, de Jean Wyllys (PSOL) e Érika Kokay (PT).

O projeto visa garantir, dentre outros direitos, que pessoas trans possam fazer a retificação de documentos e sejam respeitadas de acordo com a sua identidade de gênero somente com a autodeterminação. Ela não foi votada e ainda não há previsão. No último ano, foi inspiração de Glória Perez para o personagem Ivan (Carol Duarte) na novela “A Força do Querer”, da TV Globo. Foi o primeiro personagem homem trans da teledramaturgia brasileira.

João continuou militando, resistindo e acreditando nos direitos humanos até o último suspiro.

Nós lamentamos profundamente a sua morte, agradecemos todo o apoio ao nosso trabalho e reconhecemos todo o seu valor e importância na história do nosso país! Deixamos os nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

31 de março : Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição | Golpe militar no Brasil 1964 : Triste coincidência

  Em Portugal: A Resolução da Assembleia da República n.º 20/2020 Consagra o dia  31 de março  como  Dia Nacional da Memória das Vítimas da ...