segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tenessee Williams


Tennessee Williams, pseudônimo de Thomas Lanier Williams III
Dramaturgo estadunidense,


 *26 de março de 1911, Columbus, Mississipi, EUA
 +25 de fevereiro de 1983, Nova York
Filho de Edwina Williams e Cornelius Coffin Williams

***************  

Tennessee Williams, autor de muitas obras-primas, como " Um bonde chamado desejo", "Gato em teto de zinco quente"  foi duas vezes homenageado com o Prêmio Pulitzer, e escolhido "Melhor dramaturgo do século XX "pela revista Time.  

Suas peças foram imortalizadas por maiores estrelas do cinema: Elizabeth Taylor, Vivien Leigh, Katharine Hepburn, Marlon Brando e Paul Newman, além de Richard Burton e muitos outros.  

Do teatro ao cinema, Tennessee Williams deixou uma marca importante na cultura americana.  
 Um homem atormentado vivia  atrás dos bastgidores de glória   

Com a irmã  Rose
Criado no sul dos Estados Unidos em um ambiente muito puritano,  uma mãe sufocante e   pai autoritário,  Thomas Lanier -nome verdadeiro  "perdeu "  a amada irmã Rose, esquizofrênica, lobotomizada na juventude.  A cirurgia terminou mal  e Rose ficou inválida pelo resto da vida, grande choque para Tennessee Williams que era muito ligado a ela e, provavelmente, foi um dos fatores que o tornaram um alcoólatra. 

A lobotomia foi tema da outra famosa peça " De Repente no Verão Passado " , escrita em 1957
O drama familiar  também foi questionado nos personagens
  loucos ou marginais,na sexualidade, em Deus. 

 Ou como  conciliar   desejos carnais com   aspirações espirituais.  Excêntrico, apaixonado, desesperado,  procurou paz,carinho e segurança em muitos braços masculinos, no álcool, drogas e viagens.  

Morou na Flórida, em Nova Orleans e na Itália. Frequentou os artistas mais talentosos de sua geração: Elia Kazan, Jean Cocteau, Carson McCullers, Françoise Sagan, Gore Vidal e Truman Capote.

Encontrou estabilidade emocional com o relacionamento com
  Frank Merlo , de 1947 até a morte do companheiro, com câncer, em 1963. 
 

Morte

 
Mesmo numa miniminibiografia para a mídia digital, é necessário relatar com exatidão a morte de Tenessee Williams.

Toda vez que precisava usar um colírio,   o autor abria o frasco, colocava a tampa na boca, se inclinava para trás e aplicava o medicamento.


Em uma noite fatídica, no quarto do Hotel Elysée, em Nova York,  Tennessee morreu asfixiado  pela tampa do frasco de colírio.  

O relatório policial,  sugeriu que o uso de barbitúricos e álcool encontrados no quarto, contribuiu para sua morte , pois   pode ter diminuído os seus reflexos. 

O foi em 3 de março de 1983, no St. Malachy's Roman Catholic Church, em Nova York, e foi enterrado no Calvary Cemetery, em St Louis, Missouri.

*******************
Gata em teto de zinco quente-Filme completo dublado em Português- acompanha  resumo do roteiro


  /Gata_em_Teto_de_Zinco_Quente_1958_Dubl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chase Johnsey -primeiro homem a interpretar papel feminino em uma companhia internacional de balé

  Chase Johnsey ,  ex-dançarino principal   dos  Ballets Trockadero de Monte Carlo,  atualmente dança com o mesmo status no  English Nationa...