sexta-feira, 6 de julho de 2018

Deu na Wikipedia : na cama com Abraham Lincoln


  "Lincoln", do cineasta Steven Spielberg, é um  filme  sobre a abolição da escravidão nos Estados Unidos, apresentado como um retrato intimista do 16º presidente dos Estados Unidos,  interpretado pelo britânico Daniel Day-Lewis.
 
************

A Wikipedia informou e eu traduzi

A Sexualidade de Abraham Lincoln



 A orientação sexual de Abraham Lincoln é um tema de debate  entre alguns estudiosos.
 

Apesar do casamento duradouro com  Mary Todd (de 4 de novembro de 1842 até sua morte em 15 de abril de 1865) e dos 4 filhos que tiveram, o psicólogo Clarence Arthur Tripp  (1919–2003)   observou em seu livro The Intimate World of Abraham Lincoln (O Mundo Íntimo de Abraham Lincoln) que a postura problemática e distante de Lincoln com as mulheres difere muito  das  relações mais calorosas com os amigos homens que passaram em sua vida e que- com dois deles- a amizade teve conotação homossexual.

Alguns biógrafos do estadista, contestam a afirmação e nenhum dos inimigos de Lincoln fez referência  a essas situações.

Amizade com Joshua Fry Speed

Lincoln conheceu Joshua em Springfield, em1837. Viveram juntos durante quatro anos, usando a mesma cama de casal


O historiador David Herbert Donald acha comum o fato dos dois homens terem dividido o mesmo leito sem que nada  de homoerótico estivesse incluído no arranjo,apenas para que os custos financeiros diminuíssem para ambos.
Joshua Speed
Diz ele: 

" No século 21 é difícil imaginar que um solteiro ofereça um lugar em sua cama a um amigo sem receio que ter sua atitude seja interpretada como saída do armário. No século 19,não havia a consciência de qualquer possibilidade erótica".

O fato de  Lincoln ter admitido que dividiu a cama com o amigo indica que a relação não era romântica".  

Joshua Speed ​​casou-se com Fanny Hennings em 15 de fevereiro de 1842-nove meses antes casamento de Lincoln e os dois homens parecem ter trocado idéias um com o outro sobre a vida conjugal

Apesar algumas diferenças políticas sobre a escravidão, eles se corresponderam pelo o resto de suas vidas e Lincoln presidente nomeou o irmão de Joshua, James Speed, para o seu gabinete como Procurador-Geral

****
Casamento com Mary Todd


Mary Todd Lincoln
Lincoln e Mary Todd se conheceram em  Springfield em 1839  e ficaram noivos em 1840.
O casamento doi realizado em 4 de novembro de 1842.


O historiador Allen Guelzo chama a união com Mary de  "um dos mais sombrios episódios na vida de Lincoln".
O programa de governo que ele apoiava   entrou em colapso, seu melhor amigo Joshua Speed ​​deixou Springfield,  John Stuart, parceiro  político se afastou
 Lincoln dizia que,nessa época, sofreu depressão .
Em janeiro de 1841 rompeu seu noivado com Mary.    
 Depois de um período de separação e desentendimento, o casal se reconciliou.


Jean H. Baker, historiadora e biógrafa de Mary Todd Lincoln,  Baker afirma que "a maioria dos observadores do casamento Lincoln  ficou impressionada com a qualidade de sua sexualidade".  
Outros  historiadores  afirmam que a vida sexual do casal acabou em 1853 ou após o nascimento difícil seu filho Tad, ou em 1856, quando eles se mudaram para uma casa maior.
Um prolapso uterino teria produzido efeitos  visíveis na Sra Lincoln,o que teria impedido as relação sexuais. 

Baker também explica que na década de 1850 "muitos  casais de classe média  dormiam em quartos separados " e sugere que o casal "era um exemplo do novo perfil social da América,que viu a taxa de natalidade cair de sete para quatro filhos por família e que como os americanos separavam a sexualidade da procriação e o  aleitamento materno por longos períodos e as formas meio rudes de contracepção além do coito interrompido estavam `a disposição para compras pelo correio.
 As datas de nascimento  das crianças Lincoln (Robert, em 1843, Eddie, em 1846, Willie, em 1850, e Tad em 1853) parecem indicar algum tipo de planejamento "

Em outras palavras,companheirismo e poder compartilhado na decisão.
*********
 *********
A amizade com David Derickson 


O Capitão David Derickson foi guarda-costas e companheiro de Lincoln entre 1862 3 1863.
Dividiram a cama até que o militar foi promovido e remanejado.Isso acontecia durante as ausências da Primeira Dama.   
Derickson foi  casado duas vezes e teve dez filhos.
Elizabeth Woodbury Fox, esposa do assessor naval de Lincoln, escreveu em seu diário no dia 16 de Novembro de 1862, "Tish me contou : há um soldado aqui  ligado ao presidente,  ele leva sempre com ele, e quando a Sra. L. é não está em casa, dorme com ele. "Que coisa! "
Um militar e colega de regimento  de Derickson, Thomas Chamberlintambém registra a amizade íntima  no livro que escreveu sobre suas memórias de batalhas.

*********


Nenhum comentário:

Postar um comentário