domingo, 1 de julho de 2018

Chase Johnsey -primeiro homem a interpretar papel feminino em uma companhia internacional de balé

Chase Johnsey , ex-dançarino principal   dos Ballets Trockadero de Monte Carlo, atualmente dança com o mesmo status no English National Ballet.
 Johnsey, que se identifica como gênero fluído, , é o primeiro dançarino a se juntar ao grupo feminino de uma companhia de balé internacional.   
 ************
 Nascido en Winter Haven, Flórida, desde criança participou de   competições nacionais de dança.     

O primeiro contato com dança clássica  aconteceu aos 14 anos,mas foi  desencorajado por seus professores  a continuar na carreira devido às suas características físicas femininas e à constituição esbelta e pequena, que  eram o contrário do  físico  exigido para os homens no balé. 

 Apesar disso, Johnsey  seguiu em frente  e   estudou na Virginia School of the Arts, no Lois Cowles Harrison Center for Visual and Performing Arts e no Florida Dance Theatre. 

*****

Carreira 


Em 2004, Johnsey juntou-se aos  Ballets Trockadero de Monte Carlo, uma companhia exclusivamente masculina que realiza paródias cômicas de balé clássico .

 Desempenhou papéis masculinos e femininos com os Trocks (apelido do grupo) sob os nomes de palco Roland Deaulin e Yakatarina Verbosovitch. 

Recebeu elogios da crítica "por seu rápido trabalho de pés e técnica  articular trabalho de ponta e execução de papéis femininos: Kitri de Don Quixote, Paquita   e Odette e Odile  em Lago dos Cisnes." 
Em 2008, Johnsey foi listado na revista Dance Magazine  e ganhou  prêmio de melhor dançarino masculino no National Dance Awards.   

Em 1º de janeiro de 2018, demitiu-se do Les Ballets Trockadero de Monte Carlo, após uma carreira de catorze anos na empresa, alegando que ele foi assediado e humilhado, alegando que os Trocks  o haviam discriminado  e outros dançarinos por aparecerem também feminino e ameaçado acabar com seu emprego se ele escolhesse passar pela transição de gênero.

Alegou,então, que os dançarinos, incluindo ele próprio, foram maltratados, sexualmente assediados e discriminados por "parecerem muito femininos nas aulas e ensaios e não estarem à altura das expectativas da empresa sobre o que é um "homem gay"  . 

The Trocks emitiu uma declaração negando as alegações de Johnsey de assédio e discriminação, mas contratou um investigador independente para acompnhar o processo.
**** 
 Foi convidado pelo English National Ballet  e é  o primeiro artista a dançar papéis femininos na empresa. 
 

Chase e Carlos Renedo
Casou-se com o bailarino espanhol Carlos Renedo, na época um companheiro de dança com o Les Ballets Trockadero de Monte Carlo, em novembro de 2015.  

 Johnsey passou por uma cirurgia de feminização facial e trabalha com um treinador  e uma nutricionista do English National Ballet , para ajudar a fazer mudanças em seu corpo, para parecer mais feminina.  

*****

Pas de deux de D Quixote, dançando com o nome Yakatarina Verbosovitch:

https://www.youtube.com/watch?v=d3LfqieVXx0

Meu texto sobre gênero fluído 
   biografiasgls.blogspot.com/2018/02/o-genero-fluido-nova-proposta-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diretas já -40 anos

    A CAMPANHA QUE MOBILIZOU O BRASI L    Quando os militares deram o golpe de estado em 1964, trataram logo de garantir sua longevidade no ...