segunda-feira, 9 de abril de 2018

Um dia de Cão (Dog Day Afternoon)

A ousadia de Sydney Lumet em 1975







Dog Day Afternoon ( Um Dia de Cão) é um  drama po;icial americano de 1975,dirigido por Sidney Lumet e estrelado por Al Pacino, baseado em fatos reais.
O roteiro foi inspirado em artigos dos jornalistas Thomas Moore e P. F. Kluge escritos no New  York Daily News sobre episódio ocorrido  em  Nova York  no dia  22 de aosto de 1972.

******
 
Um assalto em um banco no Brooklyn chama a atenção da mídia e transforma-se em um show com uma enorme audiência.
O roubo  teoricamente duraria apenas dez minutos, mas após várias horas os assaltantes estavam ainda cercados com reféns dentro do banco. 
Sonny (Al Pacino), o líder dos assaltantes, planejou conseguir dinheiro para Leon (Chris Sarandon,foto `a direita), seu amante homossexual, fazer uma cirurgia de mudança de sexo.

Enquanto tudo acontece, a multidão apóia e aplaude as declarações de Sonny e fica contrária ao comportamento da polícia.Ele grita "Attica! Attica!" para a multidão de curiosos que se reuniu em frente ao banco, em referência à rebelião de 1971. A multidão o aplaude pelo ato. A frase foi eleita a 86a. posição da lista "100 Years...100 Movie Quotes" - 100 anos... 100 citações de filmes - do America Films Institute.


 A Rebelião de Attica ,ocorrida no presídio de Attica, estado de Nova York, começou no dia 9 de Setembro de 1971, durou quatro dias e terminou com a morte de 39 pessoas, sendo 10 reféns.

************


Principais prêmios e indicações 
Sydney Lumet
(fonte :Wikipedia)
Oscar 1976 (EUA)
BAFTA 1976 (Reino Unido)

  • Venceu na categoria de melhor ator (Al Pacino) e melhor edição.
  • Indicado nas categorias de melhor direção, melhor filme, melhor roteiro e melhor trilha sonora.
Prêmio David di Donatello 1976 (Itália)

  • Recebeu um prêmio David especial.
Globo de Ouro 1976 (EUA)

  • Indicado nas categorias de melhor diretor de cinema, melhor filme - drama, melhor ator novato em cinema - drama (Chris Sarandon), melhor roteiro de cinema, melhor ator coadjuvante (John Cazale e Charles Durning).
"""""""

Nenhum comentário:

Postar um comentário