sábado, 15 de julho de 2017

Xq28 ,o gene gay masculino

 


Trechos do DNA poderiam influenciar homossexualidade masculina
à esquerda, abaixo, a região q 28 do cromossomo X

"Em 1993. a revista"Science" trazia os resultados do estudo feito pelo americano Dean Hammer com 114 famílias de homossexuais. 
Hammer afirmava com "99,5% de certeza" haver encontrado indícios da existência de um ou mais genes ligados à orientação sexual na região q28 do cromossomo X (ou Xq28). 
Um segundo estudo, realizado pelo mesmo grupo dois anos depois, chegou a resultados semelhantes."  

*****

 Publicado na "Newsletter"


2004- Os resultados, compartilhados na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Chicago, revelaram que, em um estudo que testou o DNA de 409 homens homossexuais, pelo menos, dois cromossomas podem afetar a orientação sexual."A orientação sexual não tem nada a ver com a escolha. Nossas descobertas sugerem que pode haver genes em jogo, e encontramos evidência de dois conjuntos que afetam se um homem é gay ou hetero", disse Michael Bailey, da Universidade Northwestern, que realizou a pesquisa .O estudo envolveu a retirada de sangue de 409 irmãos gays e heterossexuais membros de suas famílias.   
A análise confirmou que uma área no cromossomo X - que os homens herdam de suas mães - conhecida como Xq28 tem algum impacto na orientação sexual.
 Outro trecho de DNA no cromossomo 8 também afeta o comportamento sexual masculino,  
Os mais recentes estudos confirmam as descobertas de Hamer e sugere que a orientação sexual de um homem depende de cerca de 30 a 40 por cento de fatores genéticos, enquanto que os fatores ambientais, incluindo os hormônios  a que um feto é exposto no útero, também podem influenciar a sexualidade de um homem.



Controvérsia 


Um  colega de Bailey, Alan Sanders, diz que os resultados não devem ser usados ​​para testar a orientação sexual.

"Quando as pessoas dizem que há um gene gay, é uma simplificação exagerada", disse Sanders.  

"Há mais de um gene, e a genética não é toda a história. Seja qual   for o gene que  contribui para a orientação sexual, você pode pensar que também pode  contribuir para a heterossexualidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário