quarta-feira, 17 de maio de 2017

Truman Capote - "A sangue Frio"


O assassinato que virou best seller



45 críticos de cinema, membros da National Society of Film Critics (NSFC), reunidos em 2006, no famoso restaurante Sardi's de Nova York escolheram “Capote” - produção independente dirigida por Bennett Miller e que conta a vida do escritor Truman Capote - o melhor filme de 2005.

Philip Seymour Hoffman,que praticamente "encarnou" Capote   foi o melhor ator naquela seleção e também na do  Globo de Ouro.


****************

Ele interpreta o escritor durante a investigação do brutal assassínio da família Cuttler - Kansas, 1959 - fato que o levaria a escrever o livro ”A Sangue Frio"

Considerado um divisor de águas no jornalismo-verdade, o livro foi relançado no Brasil pela Companhia das Letras. O fime expõe o conflito íntimo do autor entre a obsessão de fazer uma obra de qualidade, a cumplicidade que estabeleceu com os moradores da cidadezinha e a compaixão que passou a sentir pelos assassinos - que conheceu, pessoalmente, quando já estavam no “corredor da morte”.

Capote

Capote (1924-1984)foi um dos mais famosos e controvertidos escritores americanos. A partir de 1948, viveu uma relação estável com o escritor Jack Dunphy ( 1915-1992).
Utilizou elementos darks em suas primeiras obras e, alinhado com William Faulkner, participou do chamado “movimento gótico sulista”. Mais maduro, liderou o estilo chamado de “Novo Jornalismo” e popularizou a temática que chamou de “novela de não-ficção”.

O crime
Sem motivo aparente, na noite de 14 de novembro de 1959, os 4 membros da família Clutter (Nancy, Herb, Kenyon e Bonnie) mãe, pai e dois filhos - pessoas respeitadas pela comunidade de Holcomb, cidadezinha no Kansas, foram chacinados a tiros de espingarda (nas fotos, os assassinos).

Nada foi roubado além do pouco dinheiro que o Sr. Cuttler tinha em casa, pois o casal costumava pagar tudo com cheque. Os americanos viviam, então, uma fase tranqüila, sem as modernas ameaças de terrorismo e os Clutter não tinham inimigos.
Ainda traumatizados com a chacina, os moradores receberam com suspeita e medo os agentes do KBI (Kansas Bureau of Investigation). E se conscientizaram que os tempos de tranqüilidade haviam acabado.

A reportagem que virou livro

Publicada originalmente na revista americana The New Yorker, a reportagem assinada por Capote bateu recordes de vendas nas bancas e virou livro com igual sucesso.

Durante um ano e meio, Capote praticamente se tornou um habitante de Holcomb. Entrevistou pessoas, recolheu material de pesquisa, segundo a lenda, sem nunca ter feito anotações, usando apenas a memória. Criticado por não ser muito fiel à verdade, combinou magnificamente jornalismo e drama, descrevendo com minúcias os hábitos, vestuário e histórias das vítimas e detalhando os efeitos do crime sobre a comunidade.

A amiga de infância e também escritora Harper Lee teve papel importante na obra. Agindo como “abre caminhos”, conquistava a confiança dos habitantes e os convencia a colaborar nas investigacões.
O texto final de “A sangue frio” é o resultado dos seis anos de trabalho em que o autor se isolou em Verbier, nos Alpes Suíços, para organizar todo o material que trouxera de Holcomb.

Dados pessoais de Capote

Truman Streckfus Persons nasceu em Nova Orleans em 30 de setembro de 1924, filho de Archulus Persons e Lillie Mae Faulk. 

Aos 4 anos, com o divórcio do casal, passou a ser criado pelas tias e avó maternas em Monroeville, Alabama.
Lillie Mae casou-se, em 1935, com o cubano Joseph Capote que adotou e rebatizou o enteado como Truman Garcia Capote. Estudante da Trinity School, seu QI de 215 foi o maior de toda a história do estabelecimento. Provocador e refinado, começou a escrever cedo e, aos vinte anos, publicou sua primeira obra, “Miriam”.

De 1941 a 1944, trabalhou na revista The New Yorker. Em 1945, publicou dois contos: na revista Mademoiselle e na Harper's Bazaar. Ficou ficou conhecido a partir de 1948, quando passou a freqüentar o grupo de Tenessee Williams e Gore Vidal.

O sucesso definitivo veio com “Bonequinha de luxo” a história de um escritor que, tentando a sorte em Nova York, encontra uma vizinha sulista atraente. Filmada em 1961, com Audrey Hepburn, transformou a atriz em ícone da elegância mundial.
 


Ator e roteirista

Entre 1953 e 54, Capote participou da elaboração de vários roteiros cinematográficos para Vittorio De Sica, John Huston e Jack Clayton.
Em 1976, ao lado de Peter Sellers, Alec Guinness e Peter Falk, participou do filme “Assassinato por morte”, de Robert Moore, no papel de um milionário excêntrico que convida os maiores detetives do mundo para descobrir o culpado do crime que ocorrerá durante um jantar.

O livro “A sangue frio”, lançado 1966, logo se transformou em best seller e Capote, para comemorar, deu uma festa no Hotel Plaza de Nova (28/1/1966), considerada a maior ali realizada no século 20: o "Black and White Ball"
 


Tristes dias finais
Nos últimos anos de vida, Capote se tornou recluso e desesperado, por não aceitar a rejeição de seus antigos amigos aos hábitos que adquiriu.
Nas raras ocasiões em que era visto em público,  estava alcoolizado ou sob efeito de outras drogas. Foi internado várias vezes em clínicas de reabilitação, mas seu organismo não suportou uma overdose em 23 de agosto de 1984, em Los Angeles, poucos dias antes do aniversário de 60 anos.
 

Com a morte de Jack Dunphy em 1992, as cinzas de ambos foram espargidas na propriedade de Crooked Pond, em Long Island, onde ele moraram durante muitos anos, em casas separadas.

Truman Capote recebeu duas vezes o prêmio O. Henry Memorial Short Story (para crônicas) e era membro do NIAL (Instituto Nacional de Artes e Letras)

*********
******************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

31 de março : Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição | Golpe militar no Brasil 1964 : Triste coincidência

  Em Portugal: A Resolução da Assembleia da República n.º 20/2020 Consagra o dia  31 de março  como  Dia Nacional da Memória das Vítimas da ...