segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Trilogia Políticos Gays-FIM HARVEY MILK,vítima de crime de ódio

 

"Se uma bala entrar em minha cabeça.que ela sirva para abrir  todas as portas fechadas neste país"



Harvey Milk (1930-1978) 


Político e ativista gay de origem lituana, nasceu em Long Island, NY e ingressou na Marinha norte americana, de onde foi expulso, em cerimônia pública, por sua homossexualidade. Em busca de ares mais amigáveis, mudou-se para San Francisco onde abriu uma loja de artigos fotográficos no distrito gay Castro. 

Com natural vocação para liderança, fundou uma associação que congregava os comerciantes do bairro (a Castro Valley Association) servindo como intermediário entre a comunidade e o governo municipal.


Sua influência cresceu a tal ponto que em 1977, já era conhecido como “o prefeito da Rua Castro”. 
 Eleito para representar a vizinhança - cargo semelhante aos nossos secretários municipais - foi o primeiro gay assumido a conquistar cargo público numa grande cidade americana.


Em 27 de novembro de 1978, Harvey e o então prefeito de San Francisco George Moscone foram assassinados durante um evento na sede da Prefeitura, pelo antigo prefeito Dan White, ferrenho opositor dos direitos dos gays e que havia renunciado por não concordar com as novas posturas simpatizantes. 

Milk, prevendo o risco que corria, deixou vários vídeos gravados para o caso de sofrer algum atentado. 
Num deles, está contida a famosa frase “se uma bala entrar em minha cabeça, que ela sirva para abrir todas as portas fechadas neste país”. 

No percurso do funeral de Milk e Moscone, acompanhado por uma multidão, as ruas estavam decoradas com bandeiras do arco íris. 

O assassino foi condenado a sete anos e 8 meses de prisão e a sentença, considerada irrisória pela brutalidade cometida com premeditação, foi interpretada como homofobia do júri.

Peças de teatro e uma ópera composta por Stewart Wallace com libreto de Michael Korie eternizaram a figura de Harvey Milk, considerado mártir pela comunidade LGBT

Diversas instituições de direitos humanos e escolas levam seu nome, nos Estados Unidos.


Interpretado com grande sensibilidade por Sean Penn -e Matt Demon como o assassino , foi o tema de filme dirigido por Gus Van Sant ("Milk",2007)  que surpreendeu platéia e crítica no Festival de Veneza ,em  2009. ***********************************************

Em Inglês: Site do Harvey Milk Institute http://www.harveymilk.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chase Johnsey -primeiro homem a interpretar papel feminino em uma companhia internacional de balé

  Chase Johnsey ,  ex-dançarino principal   dos  Ballets Trockadero de Monte Carlo,  atualmente dança com o mesmo status no  English Nationa...