segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O Galã era Gay - Parte 2 - Tyrone Power

 

"O que que há, o que que há ?Você pensando que é o Tirone Povér
Porém com esta cabeleira você parece a Ava Gardinér.
Homem que usa topete, só se compromete
Mulher é que se enfeita como pode
Enfeite de homem é bigode."

Tirone Povér
Marchinha de Klécius Caldas e Armando Cavalcanti
(1955)
*********
Foi a fama de galã de Tyrone Power, no auge de sua carreira de galã em Hollywood,que inspirou essa brincadeira meio preconceituosa dos autores da marchinha.

  Ava Gardner,também diva do cinema era,naquele momento, considerada a mulher mais bela do mundo.
Imaginem qual seria a surpresa dos fans ( e dos compositores..) se conhecessem a rumorosa bissexualidade do astro que manteve,por muito
tempo,um relacionamento   com o também galã  César Romero (o “Coringa” do seriado Batman ),especializado em papéis de machão, que conseguiu ficar solteiro e não precisou agradar o estúdio enfrentando casamentos 
 Cesar Romero

 
 ******************

Tyrone Edmund Power, Jr 

( 1914 -1958)
Esposas
Deborah Ann Minardos 1958/1958 
Linda Christian 1949-1956
Annabella 1939-1948
  
4 filhos

Tyrone Power nasceu em 4 de maio de 1914 em,Cincinatti, Ohio (Estados Unidos),filho único de Tyrone, Sr e  Helen Emma Reaume,conhecida como Patia e descendente de uma longa linhagem que começou com seu bisavô e homônimo,o  célebre ator e comediante irlandês Tyrone Power (1795-1841).  
 

Os Tyrones-Pai e filho
Tyrone Power Jr. (então assim chamado) começou a trabalhar cedo em peças teatrais  e na  companhia dos pais. 

Estudou em escolas católicas em  Cincinnati  e,depois, formou-se na Purcell High School, em 1931,quando foi morar com o pai-um dos mais respeitados atores de seu tempo- já divorciado de Patia, para aperfeiçoar seu dom natural.
TP e sua mãe
Logo o talento,aliado à beleza física, chamou a atencão da indústria do cinema e começou a aparecer nas telas.
Tornou-se logo um ídolo, no mesmo patamar  de Rodolfo Valentino, que havia morrido em 23 de agosto de 1926 e deixado milhares de fans inconsoláveis  e histéricas . Filme após filme de sucesso  até interromper a carreira para prestar serviço militar  nos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.  A pedido de seu estúdio,  20th Century-Fox, foi mandado de volta à vida civil para uma  produção  patriótica,Bater Dive, que serviu como filme de recrutamento.Tyrone Power apareceu nos créditos com sua patente na Marinha.
 *******
A marca do Zorro

Em 1940, a carreira de Power  havia alcançado novo patamar com o lançamento de "A Marca de Zorro"  o papel de Don Diego Vega / Zorro, rico herdeiro por dia, bandido herói à noite,refilmagem do papel  de Douglas  Fairbanks no filme mudo do mesmo nome,em 1920.  
 O grande espadachim de  Hollywood, Basil Rathbone, que atuou com ele,comentou, "Power era o homem mais ágil com uma espada que eu já  vi diante de   uma câmera "(foto). 
Nosso astro faleceu na Espanha, em 1958,deixando um acervo de   48 filmes longa metragem

Um comentário:

  1. Boa noite...muito interessante a postagem, mais interessante ainda a marchinha.Será que há gravação dela? Como vc a descobriu? Saudações e boa noite

    ResponderExcluir