terça-feira, 5 de julho de 2016

Lançamento Editorial : IN THE DARKROOM- Autora Susan Faludi -EDITORA Metropolitan Books PREÇO US$ 19,75 na Amazon

O pai da jornalista Susan Faludi, vencedora de um Prêmio Pulitzer  em 1991,fez cirurgia de mudança de sexo aos 76 anos,na Tailândia.

Susan e o pai em Budapeste (2010)



 Stéfie, como passou a se chamar, morreu em 2015, aos 87anos.
O livro, a partir de depoimentos de Stéfie, relata  a dramática mudança,uma verdadeira libertação, ocorrida no final da vida.
Imperdível e aguardamos uma tradução em português para que esta história   extraordinária seja melhor  difundida.

******

Traduzi e adaptei a resenha publicada pela  Macmillan Publishers :

"No verão de 2004, me propus a investigar alguém que eu mal conhecia :meu pai. O projeto começou com uma queixa, a queixa de uma filha cujo pai tinha fugido de sua vida
Eu estava esperando encontrar o trapaceiro astuto que tinha pulado para fora de tantas coisas - obrigação, afeto, culpabilidade. Preparava uma acusação, acumulando provas para um julgamento. Mas,num certo momento, a promotora se tornou testemunha". 

Quando a escritora e feminista soube que seu pai de 76 anos afastado da família  vivia na Hungria  depois de se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo,percebeu  que a investigação iria  se transformar  em algo  pessoal e urgente.  

Como foi  encontrar este novo pai que identificou como "uma mulher completa agora"  em oposição à figura  silenciosa, explosiva, e violenta que ela tinha conhecido ?   
Susan foi buscar explicações esse mistério no âmago de  sua infância  e  nas muitas personalidades anteriores do pai: um  cidaão americano, alpinista e o aventureiro que viveu no interior da Amazônia, fugitivo do Holocausto em   Budapeste.  
Quando  viajou para a Hungria para se reunir ao pai, caiu em um labirinto de histórias sombrias. 
 ****
 

A luta de Susan Faludi para enfrentar a metamorfose a  levou a percorrer todas as fronteiras : histórica, política, religiosa, sexual -e a deixou face a face com a questão da  premência que a idade traz: A identidade sexual é algo que você escolhe ou é algo de que não pode escapar?"
 

*****




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diretas já -40 anos

    A CAMPANHA QUE MOBILIZOU O BRASI L    Quando os militares deram o golpe de estado em 1964, trataram logo de garantir sua longevidade no ...