terça-feira, 21 de junho de 2016

Origem da Bandeira Do Arco Íris

 
 A bandeira do arco-íris  ,símbolo moderno de respeito `a diversidade,surgiu em 1978, quando Gilbert Baker, um artista baseado em San Francisco, nos EUA, criou um design com oito cores. 

Em 25 de junho daquele ano, o Dia da Liberdade Gay nos EUA, as primeiras versões da bandeira foram vistas nas ruas.

 No ano seguinte, para superar dificuldades na produção, foram retiradas as cores rosa e turquesa e o azul índigo substituído por um tom mais escuro.
A bandeira com seis cores se tornou oficial ( o vermelho simboliza o fogo; o laranja a cura; o amarelo o sol; o verde a natureza; o azul a harmonia e o violeta o espírito).
 

Presente em qualquer evento LGBT, exposta em locais públicos, sinaliza que o local é um ambiente gay ou simpatizante.
 
Baker explicou que sua ideia era promover a ideia de diversidade e inclusão, usando "algo da natureza para representar que nossa sexualidade é um direito humano".


O uso da bandeira se disseminou por San Francisco e em outras grandes cidades como Nova York e Los Angeles. Na década de 1990, ela já era reconhecida como símbolo global para direitos LBGT.
"A bandeira substituiu o triângulo rosa, até porque é um símbolo mais positivo", explica  Peter Tatchell, ativista gay inglês referindo-se ao uso da forma geométrica para identificar homossexuais em campos de concentração na Alemanha Nazista.


(  Home do Uol + biografiasgls blogspot) 

*********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário